EQST

Como Incluir Uma Atividade Secundria No MEI?

Como incluir uma atividade secundria no MEI? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como incluir uma atividade secundária no MEI?

É possível escolher uma principal e até 15 secundárias – lembrando que a maior parte das suas notas fiscais emitidas deve ser coerente com a primeira opção indicada no cadastro. Para mudar o seu CNAE, basta fazer uma atualização cadastral. Primeiro, acesse o Portal do Empreendedor.

O que é ocupação secundária no MEI?

Atividades secundárias: atividades exercidas pela empresa, além da atividade principal. Em alguns casos, é necessário cadastrar também atividades secundárias e deixar o negócio perfeitamente regularizado.

Como acrescentar um CNAE na minha empresa?

Para incluir a CNAE de varejista em seu CNPJ, se possível, tenha o auxílio de um contador. Este profissional te ajudará a realizar o procedimento com maior facilidade, transparência, te orientando sobre as melhores práticas para te manter em conformidade com a legislação.

Como saber porque fui desenquadrado do MEI?

Desenquadramento do MEI é o que acontece quando a empresa deixa de atender alguma condição – ou algumas condições – exigida para ser Microempreendedor Individual, como:

  1. Ultrapassar o limite de faturamento anual de R$ 81 mil;
  2. Realizar atividade não permitida ao MEI;
  3. Incluir um ou mais sócios na empresa;

Como faço para cancelar o desenquadramento do Simei?

Fluxo:

  1. Realizar o enquadramento, desenquadramento ou cancelamento no portal do empreendedor.
  2. Carta direcionada ao Presidente da Junta: no mesmo link anterior, acessar Microempreendedor Individual (MEI) e selecionar de acordo com o arquivamento desejado (Cadastro, Desenquadramento/ Enquadramento ou Baixa).

Como saber se ainda estou cadastrada no MEI?

Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI:

  1. Acesse a página de serviços do site da Receita Federal;
  2. Preencha o CNPJ (somente números) e os caracteres exibidos na imagem;
  3. Clique em consultar.
  4. As informações básicas do seu negócio serão exibidas e a situação de ativo ou não;

Quanto tempo leva para cancelar o MEI?

Antes da Lei 147/2014, o encerramento de uma empresa levava em média 102 dias. Mas agora, é possível fazer isso em apenas 24 horas! Se não houver nenhuma complicação durante o processo de encerramento no Portal do Empreendedor e no portal do Simples Nacional, você conseguirá dar baixa no MEI no mesmo dia.