Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.
A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor. A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal.
As pontes de hidrogênio determinam as duas forças básicas responsáveis pela retenção e movimento da água no solo: a atração entre moléculas de água (coesão) e atração das moléculas de água pelas superfícies sólidas (adesão).
Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas. As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram. Áreas de mar aberto apresentam ondas maiores.
A esse estado é atribuído o valor arbitrário Ψ0 = 0. Assim, o potencial Ψi da água no estado i. O potencial total da água é a soma de cinco componentes: térmica, de pressão, gravitacional, osmótica e matricial. O potencial térmico ΨT é de difícil medida, mas em geral considerado desprezível.