Confira a seguir algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de dente:
O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.
Alguns medicamentos precisam ser tomados em horários bem estabelecidos — de 4 em 4 horas, 8 em 8 horas ou 12 em 12 horas, como os antibióticos, por exemplo. Já outros, devem ser ingeridos somente de manhã ou à noite, como é o caso dos utilizados para diminuir a pressão arterial e para dormir.
Probióticos e prebióticos Já os prebióticos são alimentos para as bactérias benéficas que vivem no microbioma intestinal. Quando alimentadas – antes e depois da medicação -, o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.
Usar um antibiótico que sobrou de tratamento anterior E além do favorecimento do surgimento de superbactérias —que já falamos—, tomar o medicamento à toa acaba afetando as bactérias naturais do nosso corpo e, muitas vezes, elas tornam-se nocivas e passam a causar doenças.
O que fazer se esquecer de tomar vários comprimidos Falhar mais do que uma dose do antibiótico pode prejudicar o funcionamento do remédio e, por isso, é sempre importante informar o médico que receitou o antibiótico sobre quantas doses foram perdidas.
Não é possível estabelecer uma regra fixa, pois a análise depende do antibiótico e da fase do tratamento. De modo geral, adiantar é melhor do que atrasar. Mas não se deve alterar o horário em mais de 30 minutos.