Como o nome já dá a entender, a prática do aterramento consiste em enviar a eletricidade para a terra de maneira artificial, a fim de que a mesma se dissipe em segurança. Para isso, é preciso que um dos fios do cabo de ligação do sistema esteja conectado à terra – este fio é o famoso fio terra.
As hastes de aterramento fazem o trabalho final de proteção contra excessos de energia. Enterradas na terra dentro da caixa de aterramento, elas transferem a eletricidade para o solo.
Iremos comentar os seguintes tipos de aterramento:
Especialistas apontam que o payback desse investimento varia, em média até 5 anos. Além disso, existem incentivos fiscais de muitos estados e municípios para a implantação do sistema no país. Acompanhe as cinco principais variáveis que afetam o retorno financeiro sobre o investimento em energia solar.
Uma instalação incorreta também interfere na qualidade da iluminação. Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor, essa fase fica ligada direto no receptáculo (bocal) da lâmpada, ocasionando um baixo nível de tensão, fazendo com que ela fique piscando.