Os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) e eles atuam em todo o nosso organismo. Quando a essa glândula não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.
O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL. Volumes de tireoide maiores que esses são definidos como bócio.
Eles podem ocorrer simplesmente por alterações da própria glândula como podem, também, ser tumores malignos ou benignos. Nódulos na tireoide são agrupamentos de células na glândula tireoide. Esses agrupamentos podem ser cistos cheios de líquido ou nódulos sólidos – compostos por células da glândula tireoide.
O cisto coloide corresponde a uma camada de tecido conjuntivo que contém em seu interior um material gelatinoso denominado coloide. Esse tipo de cisto pode ser redondo ou oval e varia de tamanho, no entanto não tende a crescer muito e nem se espalhar para outros locais do corpo.
Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Nódulos são muito comuns. Entenda como são diagnosticados, tratados e o que fazer quando um nódulo for localizado.
Sintomas de Nódulo na Tireoide
Orlando Parise – Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos.
Tireoidite é a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, como coxsackievirus, adenovírus e os vírus da caxumba e do sarampo, auto-imunidade, ou intoxicações por certos remédios, como amiodarona, por exemplo.