Já pensou em fazer mestrado UFMG? Se você pensa em seguir com seus estudos, certamente essa universidade pode estar entre as alternativas para a sua pesquisa. Se trata de uma das instituições mais reconhecidas no país, além de abranger diferentes áreas para os acadêmicos.
Caso a solicitação tenha sido julgada pelo Colegiado em primeira instância, o(a) estudante pode preparar sua solicitação de revisão e, no caso de recurso, solicitar o Colegiado que encaminhe o processo administrativo em questão para a Congregação da Unidade Administrativa que sedia o curso. Em última instância, o(a) estudante pode recorrer à Administração Central. Nesse último caso, por delegação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, a tarefa de julgar a solicitação de recurso pode ser atribuída à Câmara de Graduação.
Constantemente, alunos da graduação e do mestrado têm suas pesquisas divulgadas em revistas científicas de renome ao redor de todo o mundo, justamente pelo prestígio que boa parte dos colaboradores já têm em relação à comunidade.
Baixe 87 modelos de provas de proficiência em inglês anteriores gratuitamente
Nesse sentido, o acesso aos cursos se dá pelo stricto sensu — que são o mestrado e o doutorado — e o lato sensu — especialização. A Universidade, antes de iniciar o processo, divulga o edital que explica como serão as etapas, quais são os assuntos que cobrará, entre outros pontos. Todas as normas estabelecidas são de acordo com o que foi definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Sim, para os dois períodos letivos de 2019, será permitida a solicitação de trancamento total com justificativa até último dia letivo de cada período letivo. A partir de 2020, deverão ser observados os prazos previstos pelo art. 96 das Normas Gerais de Graduação.
No entanto, as atividades acadêmicas curriculares dispensadas por aproveitamento de estudos, realizados antes do ingresso do(a) estudante na UFMG ou por meio de programas de mobilidade acadêmica nacional ou internacional da UFMG, não entram nesse cômputo.
No mestrado, independentemente da área de atuação dentro de sua profissão, há a oportunidade de contar com novas técnicas de trabalho que podem ser aplicadas no dia a dia de suas atividades. Sendo assim, se torna mais valorizado, uma vez que você terá mais conhecimento técnico que contribuirá para um retorno mais garantido para a empresa onde trabalha — ou pretende trabalhar.
Ou seja, o(a) estudante pode recorrer à mesma instância que julgou sua solicitação, por meio de pedido de reconsideração, ou à instância superior, por meio de recurso. De acordo com art. 117 do Regimento Geral, o pedido de revisão tramitará por, no máximo, três instâncias administrativas.
O art. 93 das novas NGG define as condições que garantem ao(a) estudante vaga em todas atividades acadêmicas curriculares de natureza obrigatória previstas para o período curricular de menor ordem para o qual ainda tiver atividades por cumprir, no turno ao qual o(a) estudante se encontrar vinculado. No entanto, perde-se tal garantia, caso o(a) estudante tenha sido infrequente na atividade em algum semestre anterior.
Caso um(a) ex-aluno(a) da UFMG consiga cumprir todos os requisitos restantes para a obtenção do grau no curso interrompido por meio do dispositivo de matrícula isolada em até 2 (dois) anos após a ocorrência de seu desligamento da UFMG, ele(a) poderá solicitar ao Colegiado de referência a reinclusão administrativa para fins de colação de grau.
Não é vedado a um estudante cujo vínculo com a UFMG tenha sido extinto a oportunidade de reingressar no mesmo curso ou em curso diferente por meio de processo seletivo de vagas iniciais. Para tal, devem ser observadas as condições previstas no Edital do referido processo seletivo.
No contexto das novas NGG, a formação transversal é um tipo especial de estrutura formativa de formação complementar, disponível para estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG. Portanto, ela pode ser usada para integralizar o núcleo complementar do percurso curricular de qualquer curso de graduação da UFMG.
Enquanto os cursos de graduação são geridos academicamente por um Colegiado, o qual, por sua vez, é assessorado por Núcleo Docente Estruturante, as estruturas formativas podem ser geridas academicamente (ver art. 30):
Eles são organizados com vistas a proporcionar uma alta qualidade das atividades de ensino, de pesquisa e de produção acadêmica. Para isso, buscam a contínua atualização nas suas áreas de conhecimento, refletida na sua estrutura curricular e na busca da interdisciplinaridade e de efetiva internacionalização. As atividades da Pós-graduação buscam também uma integração com o ensino de Graduação das suas áreas e o intercâmbio acadêmico com outras instituições de ensino e pesquisa, bem como com a sociedade em geral.
Por exemplo, a modalidade de Licenciatura do curso de Letras, em ambos turnos de funcionamento, é constituída por dois percursos curriculares, Inglês e Português, cada qual conduzindo à uma habilitação própria para exercício profissional. Assim, o estudante de Licenciatura em Letras precisa escolher uma das duas habilitações. Semelhantemente, na modalidade de Bacharelado, esse mesmo curso oferece vários percursos que conduzem a habilitações.
O Processo Seletivo para entrar no Mestrado
No cargo de Aluno de Mestrado se inicia ganhando R$ 1.
Já no mestrado e o doutorado, o estudante pode solicitar a bolsa de estudos, que é uma remuneração para que ele se dedique exclusivamente a essa função. Quem cuida da distribuição de bolsas é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Assim como acontece na pós-graduação, apresentar o diploma de conclusão do curso de graduação é indispensável para se candidatar a uma vaga de mestrado. Mas, nesse caso, os candidatos precisam realizar uma prova de seleção, uma entrevista e, além disso, elaborar um pré-projeto de acordo com o tema de estudo escolhido.
cinco anos
4 anos