“Professor, te desejamos um salário de deputado e um prestígio de jogador de futebol.” “Aprende para ensinar, ensina para viver, vive para educar. Parabéns professor!” “Aos nossos mestres que, pela sua presença, marcaram nossa vida e em um simples gesto ou até mesmo num olhar transmitiram-nos palavras.
dia 15 de outubro
Que Deus abençoe todos os Professores, responsáveis pela formação da opinião das nossas gerações, responsáveis por transmitir e socializar a sabedoria e o conhecimento, abençoado sejam eles, pessoas simples, de bom coração, mas responsáveis direto pela formação da nossa nação.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
O decreto federal sobre a data comemorativa foi assinado por João Goulart em 1963. Primeira mulher a ocupar um cargo no Legislativo em Santa Catarina, a professora e jornalista catarinense Antonieta de Barros elaborou o projeto de lei que criava o Dia do Professor em Santa Catarina, comemorado em 15 de outubro.
A data é importante para comemorarmos o que já foi conquistado, mas, principalmente, para conscientizar a população e autoridades sobre o valor de professoras e professores, mulheres e homens que difundem o conhecimento e permitem que meninas e meninos de todo o país possam trilhar caminhos que levem a um futuro ...
Entre as ideias estão:
Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.
A Secretaria da Educação entende que o Dia do Professor continua sendo um feriado, mas um “feriado escolar”, e não um feriado nacional, estadual ou municipal. Os alunos não terão aula; consequentemente, os professores também não trabalham, uma vez que não haverá alunos na escola.
O Dia Internacional do Trabalho, 1º de maio, será sábado. ... O Dia do Professor (15 de outubro, sexta) é um “feriado escolar” (é prerrogativa da escola não funcionar nesse dia), e não um feriado nacional, estadual ou municipal.
Ano terá nove feriados nacionais e dois prolongados. Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais e não entram nessa conta. O calendário de 2021 terá nove feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades.
Apesar de o decreto ter validade a partir da publicação, as escolas não devem voltar imediatamente. Segundo informações da GloboNews, o governo só deverá autorizar o retorno a partir de 11 de abril, data em que se encerra a fase emergencial no Estado.
As aulas presenciais só terão início em maio de 2021, mês que representa o início do ano letivo de 2021 no estado. A rede pública estadual retomará as aulas presenciais a partir de 1º de março. Segundo o governador Renan Filho, pelo menos 30% dos estudantes das escolas públicas poderão frequentar as salas de aula.