EQST

Como Diagnosticar Disfunço De ATM?

Como diagnosticar disfunço de ATM? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como diagnosticar disfunção de ATM?

Os TATM usualmente cursam com os seguintes sinais e sintomas:
  1. dor e desconforto na região da ATM;
  2. crepitação na ATM;
  3. cefaléia;
  4. rigidez ou dor cervical;
  5. dificuldade para abrir a boca sem despertar dor (mais incomum).

O que é uma disfunção na ATM?

A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.

Qual tipo de exame para descobrir o ATM?

A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).

Qual é o tipo de exame para ver a ATM?

Com o exame de Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) diagnosticamos disfunções da ATM, que causam fortes dores de cabeça, e podemos observar fraturas, desgastes e degeneração da articulação, além de artrite e deslocamento do disco articular da ATM.

O que causa dor na ATM?

mastigação incorreta, má oclusão dentária, mordida cruzada e outros problemas; trauma na região, lesões no maxilar, mandíbula, cabeça ou pescoço e até artrite; problemas na arcada dentária, como dentes tortos ou perda de elementos dentários; maus hábitos, como roer unhas, morder os lábios e outros.

Como diagnosticar dor orofacial?

O exame físico deve incluir a palpação dos músculos mastigatórios, avaliação dos movimentos mandibulares e região da articulação temporomandibular. Exames de imagens como radiografias panorâmica e seriada da ATM, tomografia e ressonância magnética completam o arsenal para avaliação das estruturas envolvidas.

Qual o exame mais indicado?

Atualmente o exame padrão-ouro para detectar a COVID-19 é o de RT-PCR. O teste mostra se o paciente está com a doença no momento. É um teste de biologia molecular para detectar diretamente o material genético do SARS-CoV-2 na secreção respiratória do paciente.