Funções da Análise de Requisitos
O levantamento e análise de requisitos é a base para as outras etapas do desenvolvimento do sistema. É essencial para a modelagem adequada do sistema, definição do orçamento e do cronograma.
Segundo a IEEE (1990) a análise de requisitos é um processo que envolve o estudo das necessidades do usuário para se encontrar uma definição correta ou completa do sistema ou requisito de software. ... Especificar os requisitos – consolida funções, interfaces, desempenho, o contexto e as restrições do sistema.
O que é um requisito? Uma das etapas mais importantes do processo de desenvolvimento de um software ou sistema é o levantamento de requisitos. Especificar corretamente o que o sistema deverá fazer é fundamental para o sucesso do projeto, além de poupar tempo e dinheiro necessários para o desenvolvimento.
Definição de Levantamento de Requisitos De forma simples, trata-se do processo de compreensão e identificação das necessidades que o cliente espera ser solucionado pelo sistema que será desenvolvido, definindo o que o software vai fazer. ... O profissional que executa esta função é o Analista de Requisitos.
A Engenharia de Requisitos entra exatamente para suprir essa demanda, proporcionando o uso sistemático e repetitivo de técnicas para cobrir atividades de obtenção, documentação e manutenção de um conjunto de requisitos para software que viabilizem as alterações desejáveis ou a manutenção das condições atuais para ...
Segundo os mesmos autores, a Engenharia de Requisitos também tem a função de diminuir custos de desenvolvimento através de um processo de amadurecimento de ideias à medida que novos requisitos são expostos, isso se deve a premissa de que quanto mais cedo identificar a mudança menos esforço ela resultará.
Engenharia de Software é essencial e praticamente obrigatória na construção de um sistema de software, pois ela guia o engenheiro desde as primeiras entrevistas feitas com o cliente até a entrega do sistema e a manutenção do mesmo.
A Engenharia de Software capacita as pessoas com a utilização de teorias, técnicas e ferramentas da Ciência da Computação para a produção e desenvolvimento de sistemas de softwares. O objetivo dessa engenharia é sempre acompanhar as inovações e ensinar aos alunos as melhores técnicas e modelos a serem seguidos.
Os processos devem ser entendidos como verdadeiras etapas do desenvolvimento de software — mantendo, inclusive, a importância da sua ordem de execução. ... É por isso que estabelecer processos envolve, também, definir quando e como eles serão executados, além de quem é o responsável por cada um.
A Engenharia de Software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, em relação a todos os aspectos da produção de software. ... Mais a frente veremos os exemplos de modelos de software e como cada um deles ajuda na iniciação de um projeto de software.
Sendo ele o principal tipo de profissional habilitado para lidar com projetos e construções de edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, estádios, aeroportos e até mesmo propor novas soluções tecnológicas para o melhor bem-estar da sociedade.
Mouse, placa de vídeo e Windows. Memória, Leitor de código de barras e placa de rede. Word, impressora e monitor.
São exemplos de dois softwares e um hardware, respectivamente:
É composto pelos elementos eletrônicos (placas, utensílios, circuitos elétricos, correntes) e elementos físicos que são necessários para que o computador funcione. Exemplos de hardware: teclado, mouse, monitor, gabinete, placa e memória RAM, leitor de CD e DVD, disco rígido, impressora, scanner, processador, etc.
Os softwares se dividem em três categorias principais:
Existem dois tipos de Hardware no computador: Os Internos e os externos. A eficácia da troca de informação entre os componentes de Hardware, assim como a capacidade de armazenar dados de alguns, é o que deixa um computador lento ou rápido.
Quais são os principais tipos de dispositivos de armazenamento?