"Banana" é uma palavra paroxítona. Portanto, a sílaba tônica de "banana" é o primeiro "na". Colocando acento, ficaria: "banâna".
Quando a sílaba tônica é a antepenúltima (abóbora), a palavra é classificada como proparoxítona. Quando a sílaba tônica é a última sílaba (mamão), a palavra é classificada como oxítona.
Então a sílaba tônica é o DER.
úl-ti-mo
Quando pronunciamos uma palavra formada por duas ou mais sílabas, é possível perceber que há uma sílaba de maior intensidade sonora do que as demais, é o que chamamos de sílaba tônica. Leia e observe: favor - a sílaba 'vor' é a de maior intensidade.
Resposta. Sim, ela é oxítona, porque sua sílaba tônica é a última coMER .
Resposta. É uma palavra esdrúxula (Portugal) ou proparoxítona (Brasil), acento tônico na antepenúltima sílaba. Possível dígrafo vocálico in.
Exemplo: A separação silábica da palavra pinguim é pin-guim.
Desiguais é tritongo ditongo ou hiato.
Desiguais é o plural de desigual. O mesmo que: assimétricos, dissonantes, irregulares.
Arrolamento ou inscrição de pessoas ou animais. 2. Operação administrativa que consiste em determinar o número dos habitantes de um país, de uma cidade, com discriminação de sexo, nacionalidade, profissão, etc.; o mesmo que censo.
substantivo masculino Pesquisa que determina o número de habitantes de uma região, cidade, país etc., especificando pelo sexo, idade, religião, estado civil; censo. Relação das pessoas que possuem as condições previstas pela lei para possuir certos cargos, funções: recenseamento eleitoral; recenseamento militar.
1. Acto ou efeito de ressarcir. 2. Indemnização , reparação.
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
O Censo também é fonte de dados que fornecem referências para o planejamento e execução de políticas e investimentos que levem em conta a taxa de natalidade, fecundidade e mortalidade, o tipo e as condições das habitações, o nível de instrução e até indicadores sobre trabalho e rendimento da população.
Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território".
Num recenseamento, são recolhidos os dados relativos a todas unidades individuais que constituem a população (por exemplo, pessoas ou alojamentos familiares). ... Uma base de dados que contém informações sobre um conjunto completo de unidades é denominada registo.