Podemos construir o ponto simétrico utilizando-se de régua e compasso:
Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura geométrica, mantém as distâncias entre pontos. Ou seja, os segmentos da figura transformada são geometricamente iguais aos da figura original, podendo variar a direção e o sentido. ... As isometrias simples podem ser rotações, translações e reflexões.
Existem exatamente quatro tipos de isometrias no plano:
NOÇÃO E PROPRIEDADES DA REFLEXÃO, DA ROTAÇÃO E DA TRANSLAÇÃO Uma isometria é uma transformação de uma figura noutra geometricamente igual (em que os seus pontos conservam as suas distâncias). Sendo assim, duas figuras geometricamente iguais dizem-se isométricas. A reflexão, a rotação e a translação são isometrias.
Uma translação é uma isometria que desloca a figura original segundo uma direção, um sentido e um comprimento (vetor). As translações conservam a direção e o comprimento de segmentos de reta, e as amplitudes dos ângulos. Na simetria de translação, a figura "desliza" sobre uma reta, mantendo-se inalterada.
Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).
Por quê? A translação também é igual? Todos os planetas, com exceção de Vênus, giram no mesmo sentido de rotação que a Terra (rotação é a volta que o planeta dá em torno do seu próprio eixo). A Terra gira de oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo movimento.
Translação é o nome do movimento descrito pelos planetas em torno do Sol. A trajetória descrita por eles neste movimento, apresenta a forma de uma elipse, com o Sol em um dos seus focos. O fato dos planetas não estarem a uma mesma distância do Sol, faz com que suas velocidades de translação sejam bem diferentes.
Desde a antiguidade sabemos que, além de se moverem em relação às estrelas, os planetas não apresentam um movimento aparente regular. Ora os planetas se movem na mesma direção do Sol e da Lua (movimento direto), ora se movem na direção oposta (movimento retrógrado).
O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias. O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo. ... Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.
Por causa de um fenômeno chamado "rotação sincronizada" nós só conseguimos ver uma face da Lua. Isso quer dizer que o tempo de rotação da Lua é igual ao seu período orbital. Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra.
O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).
translação
29,5 dias