O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.
Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas.
Os hidrocarbonetos aromáticos são todos os de cadeia fechada e apresentam um núcleo de benzênico, esse núcleo é formado por uma cadeia fechada de 6 átomos de carbono que apresentam alternadamente duplas e simples ligações.
Fenóis são compostos orgânicos oxigenados que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado a um composto aromático. Estão presentes na composição de produtos, como desinfetantes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Álcoois: diferentemente dos enóis, os álcoois têm a hidroxila ligada em um carbono saturado, isto é, que só faz ligações simples. Fenóis: no caso dos fenóis, a hidroxila está ligada diretamente ao anel benzênico. Note que apesar de o carbono ser insaturado, nos enóis a cadeia tem que ser aberta.