O que so as conjunçes integrantes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
→ Conjunções integrantes: apresentam uma oração que figura como sujeito, objeto direto ou indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de uma outra oração.
Que conjunção integrante exemplos?
Exemplos de que como conjunção integrante
É essencial que você tenha uma alimentação saudável.
Eu só desejo uma coisa: que eu consiga terminar meu doutorado.
Já sabemos que você irá embora amanhã.
Sei que será necessário um grande investimento inicial.
Como identificar uma conjunção integrante?
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
Como saber se é pronome relativo ou conjunção integrante?
Pronome relativo x Conjunção integrante
O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.
O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.
•
Como identificar uma conjunção subordinativa integrante?
Conjunção integrante
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.
Conjunções integrantes: que, se.
O que é uma conjunção subordinada integrante?
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.
O que é conjunção subordinativa integrante?
A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo». ... Neste frase complexa, a oração subordinante é «Não basta a tua vontade».
Que é pronome ou conjunção?
Gramática. A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. ... Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática.
Como saber qual é o pronome relativo?
Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações....Pronome Relativo.2 more rows
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.
Quais são as conjunções coordenadas?
As conjunções coordenativas recebem o mesmo nome dos tipos de orações coordenadas sindéticas: Aditivas - expressam soma. Adversativas - expressam oposição. Alternativas - expressam alternância.
Como saber se o que é um pronome relativo?
Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho. ... O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.
Quais são os pronomes interrogativos?
Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. Cada um desses vocábulos possui um valor e um uso específico na construção do enunciado. Veja! a) pode ser um pronome substantivo quando carregar o significado de “que coisa”.
Como saber o antecedente do pronome relativo?
Diz-se que a palavra "sistema" é antecedente do pronome relativo "que". Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer.
Como identificar a quem o pronome relativo se refere?
Emprego dos pronomes relativos
Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar. ...
O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada. ...
Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é classificado como pronome relativo indefinido.