As corporações de ofício eram grupos de profissionais que começaram a se especializar na produção de determinados produtos e se reuniam de forma a garantir vantagens e segurança. Na Idade Média, o sistema produtivo era o feudalismo, sem o desenvolvimento de um comércio intenso, mas sim pautado pela troca de produtos.
Oriundas das antigas Guildas, as quais reuniam profissionais de diversas áreas, as Corporações de Ofício tinham o objetivo de regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal, evitar a concorrência, bem como garantir a segurança de seus membros.
As corporações de ofício eram estabelecidas por relações de solidariedade e de auxílio mútuo e tinham como objetivo principal conservar o ofício dos artesãos da qual ela era formada.
Resposta. Os mestres eram os donos da oficina, que acolhiam os oficiais, e eram, também, responsáveis pelo adestramento dos aprendizes.
Guilda é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. ... As corporações de ofício foram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades que contavam com mais de 10 mil habitantes.
Resposta. As corporações de Ofício eram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades. As Ligas ou Hansas: eram associações de mercadores que visavam garantir o monopólio do comércio nas cidades controladas por elas.
Os burgueses eram os comerciantes e mercadores europeus que emergiram da idade média para a idade moderna, sendo que eles foram os grandes propagadores de ideais humanistas, iluministas e responsáveis pelo declínio da nobreza na Europa.
Inicialmente, quem era considerado um burguês, eram comerciantes importantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista. ... Sim, atualmente eles não são considerados burgueses por serem comerciantes, mas sim pessoas com grande quantidade de dinheiro pode ser consertado assim.
Finalmente, os membros mais destacados do Terceiro Estado, quanto a liderança: a burguesia. Esta se dividia em pequenos burgueses (pequenos comerciantes, artesãos), uma camada média (composta de lojistas, profissionais liberais) e a alta burguesia (grandes banqueiros, comércio exterior).
A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população. O Capitalismo comercial assim como as práticas mercantilistas vigoravam na Europa. O Antigo Regime tinha um Estado centralizado.
As principais características é:Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar. Protecionismo: proteger o mercado interno. Metalismo: acumulação de metais preciosos afim de ter muito riqueza nacional.