Para descobrir a Δ do elemento que se reduziu e do que se oxidou, multiplica-se a variação de nox pelo seu maior valor de atomicidade entre as espécies da reação; - atribuir Δ do oxidante (redutor) ao redutor (oxidante); - continuar o balanceamento pelo método das tentativas.
Cl2 = Cl apresenta NOX 0 por estar em uma substância simples; NaOH = Na tem NOX +1 por ser da família IA; O apresenta NOX -2 por ser ametal da família VIA, e H tem NOX +1 por estar perto de um ametal mais eletronegativo);
Cada elemento químico da tabela periódica é identificado por um número atômico, que corresponde ao número de prótons (carga positiva) do átono do elemento. Quando o átomo estiver em seu estado fundamental, o número de elétrons (carga negativa) sempre será igual ao número de prótons.
Todo átomo possui valência, até mesmo o Cromo. Mas qual é a valência do Cr? O átomo Cr possui valência 2,3,6.
Assim, apenas dois estados são encontrados na natureza , o Cr (III) e o Cr(VI). Sob a forma de Cr(III), atua como micronutriente essencial para o metabolismo de carboidratos e lipídios (SCHROEDER, 1968) e na forma de Cr (VI) como agente carcinogênico e genotóxico (LEONARD et al, 1984; LEVY & VENITT, 1986).
Os principais alimentos ricos em cromo são:
De acordo com a nutricionista Andréa Uzeda, da Clínica Dicorp, "a principal função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal, a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces".