A contagem sedimentar de Addis é realizada a partir de amostras de urina. A depender da solicitação médica, pode ser necessário que o paciente colete toda a urina produzida durante 12 ou 24 horas. A coleta deve ser feita em frasco limpo e seco, geralmente fornecido pelo laboratório.
O método de Addis permite o exame quantitativo do sedimento urinário em condições padronizadas, utilizando o volume exato da urina coletado em 12 horas.
Outra forma de coletar o exame de urocultura pode ser com o uso de sonda, também chamado de cateterismo vesical, como forma de garantir uma coleta mais livre de contaminações possível, mas, geralmente, esse tipo de coleta é feita em pessoas que estão em internamento.
Como é feito o exame de urina? No caso do exame de urina tipo 1 ou de cultura, o paciente deve colher a primeira urina do dia, que é mais concentrada, mas descartar o primeiro jato, pois ele contém células e secreções presentes na uretra que podem interferir no resultado.
Opções de tratamento caseiro Perder peso, o que ajuda a diminuir a pressão do abdômen sobre a bexiga; Sempre que for urinar, esvaziar a bexiga por completo; Fazer ginástica especial para a bexiga, como exercícios de Kegel, que ajudam a fortalecer os músculos do abdome e evitar a perda de urina.