Como escolher a bucha ideal: 6 dicas infalíveis
MDP
Em materiais como mdf e mdp, por exemplo, o que faz a estrutura ficar mais firme é a densidade, ou seja, a quantidade de partículas (no caso do mdp) e de fibras (no caso de mdf) que está agrupada em toda a sua extensão, e com qual força elas estão agrupadas.
Embora derivem das mesmas espécies de madeiras reflorestadas (pinus e eucalipto) e sejam fabricadas pelo mesmo processo e com idêntica tecnologia, o Medium Density Fiberboard (MDF) tem seu miolo composto por fibras de madeira e o Medium Density Particleboard (MDP) é feito com partículas de madeira.
Além disso, se você ver que a madeira está inacabada na parte inferior, é bem provável que seu móvel seja mesmo de madeira pura. Se seu móvel tem algum detalhe extra ornamentado ou esculpido, ele provavelmente foi feito em madeira. Laminados, chapas de MDF e MDP não podem ser esculpidos.
Três camadas formam o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF (apesar de ser mais leve). Muita gente ouve por aí que o MDF é melhor que o MDP.
Quantidade e espessura dos grânulos de madeira, por exemplo, fazem muita diferença no resultado final das chapas. Em relação ao acabamento, as placas de MDF realmente possuem maior refinamento, no entanto, os fabricantes de móveis possuem a capacidade para trabalhar o MDP e garantir que ele tenha o mesmo acabamento.