O sistema excretor de aves é composto por rins, ureteres e esgoto. Todos os três são responsáveis por eliminar os resíduos do sangue desses animais.Os rins são responsáveis por filtrar os resíduos de nitrogênio e ácido úrico do sangue. Estes são enviados através dos ureteres para uma das câmaras de esgoto, pois são expulsos para o exterior (Encyclopedia Britannica, 2013).
Na maturação os óvulos caem na cavidade abdominal, passando para o oviduto assim dividido: Pavilhão ou trompa, tubo albuminíparo, onde se processa a elaboração da clara do ovo, e a câmara da casca, onde se forma a casca.
A superfície do ovo pode ser lisa ou rugosa, brilhante ou opaca, transparente fosca ou granulosa. Apresenta-se colorida, azulada, amarelada, avermelhada, pardacenta, pintalgada ou marmoreada de preto, branco, verde, etc…
O sistema urogenital das aves assemelha-se em diversos aspectos ao sistema urogenital de répteis. Apresentam dois rins do tipo metanéfricos. Cada rim tem um ureter que se abre na cloaca, onde a urina mistura-se com as fezes. A maioria das aves não possui bexiga; exceção aves cursoriais, como o avestruz.
As emas estão definitivamente impossibilitadas de voar, por terem as asas atrofiadas, que desaparecem ou são muito rudimentares. Há ainda o caso das aves que não voam como por exemplo os pinguins.
Quando os rins não funcionam de maneira eficiente ou normal, e mesmo quando o pássaro consome alimentos ricos em proteínas, o ácido úrico pode ser concentrado no sangue, de modo que o sistema excretor não seja capaz de eliminá-lo.
Todas as aves, em forma de bando migratório, se dispõem em forma de cunha, para vencerem com mais facilidade a resistência do ar. As que se localizam na periferia se alternam com as que voam no centro do bando.
As classificações na Biologia servem com o intuito de agrupar ou diferenciar seres, facilitando o processo de identificação e comparação. No caso das aves, elas podem ser classificadas quanto ao habitat, à alimentação ou de acordo com a Taxonomia.
O números de ovos depositado em um só ninho é muito variável, sendo menor nas espécies que vivem em segurança, e maior em espécies que colocam seus ovos no chão ou desprotegidos, expostos à perigos.
A córnea é muito convexa (arredondada para fora) e a esclerótica apresenta uma lamina circular óssea, em forma de anel, que envolve a córnea. Às vezes há um segundo anel que fortalece o ponto de entrada do nervo óptico.
Com o movimento das assas há uma contração e um relaxamento dos músculos motores, e os sacos aéreos se contraem e se dilatam, determinando uma corrente de ar, de inspiração e expiração.
Nesses casos, os néfrons tendem a inflamar-se com altas concentrações de depósitos de uréia e aparecem linhas brancas na superfície dos rins.O acúmulo de uréia pode levar a danos nas células renais e ao eventual desenvolvimento de nefrite. .
Concluímos que as aves tem grande habilidade para sobreviver, inclusive no frio, e que são encontradas vários tipos de lugares porque tëm facilidade de adaptação devido as suas penas, exibindo grandes diversidades de hábitos alimentares e uma grande classificação dividida em vários grupos. São bípedes e ovíparos, tem respiração pulmonar e circulação dupla e membros anteriores transformados em asas.
Nas espécies monógamas os pais se encarregam da incubação e do cuidado da prole. Os filhotes das aves monógamas são em geral altrizes (Passeriformes, Columbiformes), e várias ninhadas sucedem-se em uma mesma estação.
A excreção nos répteis é realizada graças à presença de um par de rins. Estes produzem a urina que é conduzida através dos ureteres até a cloaca ou até a bexiga urinária antes de ser eliminada pela cloaca.
O sistema circulatório das aves apresenta um coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos, semelhante ao humano. O que é ótimo para bombear melhor o sangue para manter o metabolismo acelerado.
Não, porque as aves não têm bexiga para armazenar a urina. As impurezas que sobram – principalmente uma substância conhecida como urato – se depositam com as fezes em uma parte do intestino chamada coprodeu.
Aves como gaivotas e os corvos-marinhos põe os ovos diretamente no solo, nas praias, outras porém os depositam nas depressões das rochas ou mesmo do chão, construindo um ninho sumário para a proteção dos ovos e dos filhotes, há ainda, as aves que nidificam nos rochedos e nas árvores.
A pena tem origem em uma camada córnea da epiderme, que apresenta sobre as papilas dérmicas. Comumente nasce uma pena para cada papila, podendo no entanto surgir duas penas sobre uma mesma papila.
A urina das aves em uma pasta grossa com baixo teor de água e alto teor de ácido úrico, produto da metabolização do nitrogênio.Depois de misturar no esgoto com o lixo sólido, ele é expelido do corpo do pássaro na forma de pasta branca ou cremosa nas fezes sólidas.
Não, porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Quando ingerem líquidos, estes vão para o intestino, onde são absorvidos, depois passam para o sangue e chegam aos rins, onde são purificados. Nas fezes da maioria das aves existe uma porção esbranquiçada, que é formada pelo urato. ...
Como usar?
O papagaio é um recipiente urinário utilizado para coletar a urina de pessoas acamadas e/ou com dificuldade de locomoção. Este reservatório é indicado para pessoas com deficiência física, deficiência múltipla e idosos.
Compadre ou cumpadreA forma correta de escrita da palavra é compadre, com o na primeira sílaba: com-pa-dre. A palavra cumpadre, com u,...
adjetivo Em que há ou demonstra esperteza; que está repleto de manha(s); malandro. Que tenta prejudicar alguém; cujas ações podem ser condenáveis; canalha. Que tem muita malícia; malicioso. substantivo masculino Quem é maroto; aquele que é capaz de prejudicar alguém ou tem muita malícia; canalha.
Significado de comparar Estar diante de outra coisa ou pessoa para estabelecer paralelos, analogias, semelhanças; confrontar-se, igualar-se: comparava ideologias políticas a opiniões religiosas; comparava-se a um super-herói.
Operar juntamente com alguém; contribuir ajudando, auxiliando outras pessoas; colaborar: todos cooperam para o desenvolvimento intelectual; depois de muita insistência para o projeto, o prefeito acabou cooperando. Etimologia (origem da palavra cooperar).