O comando git commit captura um instantâneo das mudanças preparadas do projeto no momento. Os instantâneos com commit podem ser considerados versões "seguras" de um projeto, o Git nunca os altera, a menos que você peça a ele.
COMMIT -- encerra a transação SALVANDO permanentemente todas as alterações (updates,deletes,inserts) realizadas durante a transação. ROLLBACK -- encerra a transação DESCARTANDO (desfazendo) todas as alterações (updates,deletes,inserts) realizadas durante a transação.
COMMIT consolida a transação, ou seja, executa os comandos em definitivo. Já o ROLLBACK desfaz a transação inteira – nenhuma declaração SQL contida na transação é executada.
Oracle — O comando ROLLBACK é utilizado para desfazer o trabalho realizado na transação corrente, ou para desfazer manualmente o trabalho realizado por uma transação distribuída duvidosa. ... SQL Server — O comando ROLLBACK WORK desfaz a transação do usuário especificada até o início da transação.
Commit ou Rollback: Comandos que finalizam a transação onde o 'commit' confirma o conjunto de comandos e o 'rollback' desfaz todo o processo executado pelo corpo de comandos caso tenha ocorrindo algum evento contrario ao desejado.
Os comandos SQL podem ser divididos em quatro grupos principais:
Uma transação pode comprometer — commit — depois de completar todas as suas ações, ou pode abortar —rollback — (ou ser abortada pelo SGBD) depois de executar apenas parte dessas ações. ... O SGBD regista num jornal (log) todas as ações para poder desfazer as ações de transações abortadas.
Controle de concorrência é quando, em um banco de dados, usuários distintos tentam acessar a mesma informação e então é feito um controle entre essas transações.
Linguagem de Definição de Dados, define a estrutura dos dados e tabelas. Os comandos DDL mais comuns são CREATE, ALTER, DROP, RENAME e TRUNCATE. CREATE – Comando utilizado para criar um BANCO (CREATE DB) e uma TABELA (CREATE TABLE).
DDL ou Data Definition Language (Linguagem de Definição de dados) permite ao usuário definir as novas tabelas e os elementos que serão associados a elas. É responsável pelos comandos de criação e alteração no banco de dados, sendo composto por três comandos: CREATE, ALTER e DROP.
Linguagem de manipulação de dados (ou DML, de Data Manipulation Language) é o grupo de comandos dentro da linguagem SQL utilizado para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Os principais comandos DML são Select, Insert, Update e Delete.
DML - na arquitetura refere-se ao depósito de material de limpeza (DML)