Veja a seguir 7 passos para desenvolver a oratória, a sua arte de falar bem, convencer o consumidor e vender mais!
Veja como aprimorar sua capacidade de se fazer entender no trabalho:
Eloquência (do original em latim: eloquentia) é, na oratória e redação, a forma de falar ou escrever fluente, preciso, elegante e persuasivo. Passa-se, com a eloquência, a compreensão de grandes emoções com uma linguagem marcante, mas adequada.
O paraninfo é a pessoa homenageada na Colação de Grau, também chamado de padrinho da turma de formandos. Ele é escolhido pelos alunos, principalmente, pela proximidade que este professor, coordenador do curso ou diretor tem com a turma.
Definem-se o locutor, quem fala, e o alocutário, o outro para quem se fala, além da não pessoa “ele”, qualquer um ou qualquer coisa de que se fala no discurso.
Para simbolizar o rito de passagem da formatura, quando os alunos tornam-se oficialmente profissionais. O capelo é um dos símbolos dessa mudança, por isso é utilizado em cores diferentes por quem vai receber o grau e por quem vai validar o título à turma, papel normalmente exercido pelo reitor.
O patrono é uma referência profissional e/ou pessoal para os formandos. Pode-se dizer que este profissional é uma inspiração para a turma, sendo reconhecido e admirado por eles ao escolhê-lo como patrono. O paraninfo, por sua vez, é o padrinho da turma.
Carregado de emoção, sentimentos e lembranças, o patrono deve iniciar sua fala de maneira a cativar todos os presentes. Pois é sua hora de falar dos momentos vividos junto à turma, das peripécias de alguns alunos, das conquistas de outros e das derrotas também, pois tudo foi em prol de um crescimento.
Comece com uma frase de impacto. Desenvolvimento: conte a história e exemplifique as situações. Conclusão: faça uma reflexão sobre o futuro profissional dos formandos e os agradecimentos finais. Arremate com uma reflexão, a fim de emocionar os presentes.
O Paraninfo (a): é uma personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para os formandos. ... O paraninfo é aquele que dá nome à turma; o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, da profissão da turma. Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos.
O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial.