EQST

O Que Uma Corrida De Orientaço?

O que é uma corrida de orientação?

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

Quais as regras básicas do esporte de orientação?

Regra 1 - Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores, auxiliados somente por mapa e bússola, devem visitar no menor tempo possível uma série de pontos de controle marcados no terreno.

Quais são as regras básicas da corrida e orientação?

Resposta: Regra 1 - Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores, auxiliados somente por mapa e bússola, devem visitar no menor tempo possível uma série de pontos de controle marcados no terreno.

Como é constituído o percurso de orientação?

O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.

Como e onde surgiram as corridas de orientação?

Modalidade desportiva de ar livre que tem a sua origem na Suécia no ano de 1918 com o Major e Escuteiro E. ... A corrida de orientação, também conhecida como o "desporto da floresta", corresponde atualmente a uma necessidade que o homem tem de recuperar o contacto com a natureza.

Onde é praticada a corrida de orientação?

Clube de Orientação da UFRJ Apesar de pouco popular no Brasil, a corrida de orientação é um esporte bastante praticado em países como a Suécia, a Finlândia e a Noruega. O esporte surgiu em 1912 com atletas de atletismo que antes, apenas corriam.

Qual é o objetivo de cada praticante da corrida de orientação?

O objetivo das corridas de orientação é realizar um percurso com a ajuda de um mapa no qual estão marcados os pontos obrigatórios seguindo uma ordem determinada.

Qual a função do Picotador na corrida de orientação?

Na corrida de orientação utilizamos o mapa para encontrar os pontos de controle definidos. Passar por estes pontos é obrigatório. Junto com o prisma terá um picotador. O picotador funciona como se fosse um grampeador, só que ele fura o cartão de controle, deixando nele uma espécie de “código”.

Quais são as habilidades necessárias para os competidores de orientação?

Resposta:Os competidores de Orientação exigem habilidades como:leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc. Ou seja, não basta ter apenas os equipamentos necessários.

Quais os cuidados que você deve ter em relação ao meio ambiente ao praticar a corrida de orientação?

Em relação ao meio ambiente, a principal obrigação desses esportistas é não depositar lixo na mata nativa, nem iniciar nenhuma queimada proposital.

Quais são as regras da corrida de orientação que tratam disso diretamente?

A corrida de orientação é um esporte, com regras internacionais, em que o concorrente deve passar por determinados postos e cumprir determinadas tarefas todas ligadas à conservação ambiental. Não existe limite de gênero nem de idade indo do fácil ao muito difícil.

Como surgiu a orientação?

A orientação (em sueco: orientering) começou na Suécia por volta de 1918. Conta-se que um corredor de fundo, matemático, considerando que o tempo gasto a praticar a atividade era um tempo perdido para a mente, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria.

Como avaliar um bom candidato em uma entrevista de emprego?

Separamos oito dicas funcionais que todo recrutador precisa levar em conta na hora de montar o seu processo seletivo.

  1. Divulgue a vaga de maneira completa. ...
  2. Avalie o candidato desde o primeiro contato. ...
  3. Observe com atenção. ...
  4. Escute mais e fale menos. ...
  5. Dê exemplos reais do dia a dia do cargo. ...
  6. Avalie a flexibilidade do candidato.