Enrolou como um rocambole bem apertado para dar firmeza. Usando uma faca super afiada (veja como afiar faca AQUI), foi cortando em fatias beeeeeeeeeem fininhas, sempre apertando e acertando o rolo de couve. Quando eu corto, uso uma tábua na pia para dar apoio.
Hoje nós vamos falar do fatiador de couve, para que a gente começa nosso trabalho, o principal é a gente dar uma lavada caprichada nas folhas e logo em seguir fazer ela enrolada de forma que entra um óleo bem compacto pra que a gente possa colocar ele no suporte vinho da máquina para começar a rafatiação.
Segurando a faca: segure o cabo da faca com os últimos 3 dedos e o indicador e polegar seguram a lâmina. Dessa maneira a fica bem firme. Corte palitinhos bem fininhos. Corte cubinhos pequenos.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Afaste uma folha da outra, avalie as pontas das folhas, retire tudo que possa indicar impureza. – Em seguida, coloque as folhas da alface em um recipiente com água fria e deixe de molho por até 5 minutos. – Agora, coloque de molho novamente em um recipiente com água fria e vinagre!
A primeira é fazer uma solução de água e hipoclorito de sódio (sanitizante) em uma bacia e deixar as suas verduras de molho por alguns minutos. Depois, é só lavá-las novamente com água corrente e secá-las bem. A segunda é substituir o hipoclorito por vinagre ou bicarbonato de sódio.
Higienização com vinagre Essa é sem dúvidas uma das maneiras mais famosas de higienizar alimentos! Para preparar essa solução, basta colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos.
O vinagre branco, balsâmico, de vinho ou de maçã pode ser usado para desinfectar os legumes e as frutas, no entanto não é considerada a melhor opção. Isso porque alguns estudos indicam que não é tão eficaz quando comparado aos produtos que contêm hipoclorito de sódio para eliminar alguns microrganismos.
Higienização completa para vegetais
O detergente costuma ser mais eficiente. Mas ele pode penetrar no alimento, então é preciso um cuidado maior na hora da higienização. ... O uso de detergente exige mais cuidados com frutas como a pera e a maçã. No caso dessas frutas o ideal é lavar antes do consumo imediato para não escurecer a fruta ou desgastá-la.
Caso especial - Banana: Com as bananas ainda na penca (para ficar mais fácil corte a penca em porções), passe sob água ou até lave com água e sabão/sanitizante.
Outra mistura que deve ser evitada é a água sanitária com detergente, pois pode causar problemas para a saúde. O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois usar o detergente. Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas.
Deu ruim! Produtos de limpeza que você nunca deve misturar
Assim, quando esses dois produtos são misturados, ocorre a formação de cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas de saúde que vão desde alergias até intoxicações e queimaduras.
Mistura de bicarbonato com água sanitária Outra dica, é a combinação água sanitária e bicarbonato de sódio. A solução é potente e ajuda na remoção da sujeira.
Nunca misturem Água Sanitária com Azulim, o efeito é extremamente tóxico!!! Dependendo do principio ativo há uma dispersão de gases invisíveis, e o simples fato de respirar sobre eles é suficiente para causar uma intoxicação. Em caso de intoxicação, não se deve tomar leite ou provocar vômitos.
“Os principais sinais da alergia são coceira, lesões secas, vermelhidão, descamações na pele. Além disso, inchaço, dificuldade para respirar e chiado na respiração”, afirma Marcello Bossois, coordenador técnico do projeto social “Brasil Sem Alergia“. É comum que os sintomas apareçam na região dos braços, mãos e unhas.
Caso se confirme a intoxicação, a primeira coisa a fazer é retirar o indivíduo afectado do ambiente contaminado, realizar respiração boca a boca, caso seja necessário, e chamar uma ambulância para transportar o paciente para um centro de saúde.
Em caso de inalação de um produto: