Para fazer a tirinhas bem fininhas, escolha uma cebola um pouco maior que um limão e use uma faca de chef bem afiada. Um truque para não machucar os dedos é fazer uma garra com a mão, recolhendo os dedos para dentro. Ainda com casca e sem remover a raiz da cebola, corte-a ao meio, no sentido do comprimento.
1 – Chiffonade Sabe aquela couve cortada em tiras bem fininhas? Esse tipo de corte recebe o nome de chiffonade e é muito utilizado para folhas e alguns tipos de ervas, como manjericão e hortelã.
More videos on YouTube
Tente trabalhar sempre com a ponta da faca apoiada na superfície de trabalho, movimentando a faca para cima e para baixo. Vai deslizando o dedo para trás a ponto que a faca vai cortando o alimento em questão. No começo vai parecer difícil, mas é um hábito que se adquire logo e diminui o risco de cortes.
O tamanho da ferramenta pode variar entre 6 e 14 polegadas e deve ser utilizada apertando a lâmina entre o polegar e o indicador, com os demais dedos enrolados ao redor do cabo. A faca deve ser movida para cima e para baixo de maneira esticada.
Assim como a faca do chef (chef's knife), a Santoku é uma faca para uso geral, de origem japonesa. Santoku significa “três virtudes”, ou “três usos”, referindo-se às três tarefas que essa faca desempenha muito bem: cortar, picar e fatiar. Uma faca Santoku típica é menor, mais leve e mais fina que uma faca do chef.
Quando for fatiar um pedaço de mussarela primeiro passe a faca que for utilizar em água quente para aquece-lá e deslizar mais fácil. Para que as fatias de mussarela derretam no forno mais facilmente, deixe-as de molho em água por 3 horas antes de usar.
Como cortar queijo em cubos
Com a faca larga, tira-se a pele e a gordura externa. Se a intenção é consumir a pata inteira, a pele deve ser toda retirada. Senão, é bom estimar quanto será consumido e retirar a pele da área a ser cortada naquele dia. As fatias devem ser pequenas e finas, sempre com uma faixa do toucinho externo junto.
Gire o botão do posicionador no sentido horário para limitar a espessura máxima desejada para a fatia. Atenção: Pela norma NR12, o regulador de espessura foi limitado a abertura máxima de 5 mm. 5. Para fatiar, estando com o equipamento ligado, mova o carro porta frios (fig.
Retire os queijos da refrigeração no mínimo 30 minutos antes de consumi-lo. O ideal é não cortá-los nem retirar a casca até o momento de servir, para que eles não ressequem. O corte de cada queijo deve respeitar seu formato para que seja consumido parte da massa e da crosta, assim, o queijo é saboreado como um todo.
No entanto a faca mais conhecida e adequada para cortar queijos é uma faca não muito longa, com serrinha apenas na parte superior da lâmina que termina em superfície curva com a extremidade bifurcada e pontiaguda, permitindo assim cortar o queijo e espetar a fatia cortada para colocar no prato.
Garanta que uma fatia não está sobrepondo a outra, elas podem ficar juntinhas, mas não uma em cima da outra. Acenda em fogo baixo e comece a fritar. O bacon soltará óleo da gordura que ajudará na fritura. Se soltar muito óleo, você pode retirar um pouco e utilizar para fazer outra receita.
Retire as folhas de papel-toalha do prato para o bacon não grudar ao esfriar. As fatias terminam de ficar crocantes depois de frias. No copo do mini-processador, junte a farinha de rosca e as fatias de bacon em pedaços. Bata por cerca de 2 minutos até triturar e formar uma farofa.
A dica simples que podemos sugerir é: antes de levá-lo para a tábua de corte, retire o bacon de sua geladeira e deixe-o em seu congelador por 10 à 15 minutos. Será tempo suficiente para diminuir a temperatura do bacon, sem congelá-lo, deixando a peça numa textura firme e ideal para o corte.
Corte o bacon em cubos grandes. Separe uma pequena parte para o refogado e corte em pequenos pedaços. 4. Para cortar a costela de porco em pedaços, apoie-a sobre uma tábua e deixe a parte dos ossos virada para cima.
Coloque o bacon fatiado na cesta da AirFryer, sem amontoar, e programe por 5 a 8 minutos à 200º, até que fique douradinho e mais sequinho. Terminado o tempo retire e deixe escorrer sobre papel toalha, as fatias ficarão ainda mais sequinhas e mais crocantes.
COMO FAZER:
De acordo com o nutrólogo WIlson Rondó Júnior, ele possui gorduras que são muito boas a para saúde. Quase 50% da gordura encontrada no bacon é monoinsaturada, que é igual o óleo de oliva. Além disso, 40% da gordura é saturada sendo a mesma do óleo de coco, por exemplo.
Em geral, os nutricionistas dirão que não há problema nenhum em comer bacon, mas a ideia é que ele seja um deleite ocasional, não parte integral das suas refeições. “Coloco alguns alimentos na categoria 'de vez em quando'”, explica a nutricionista Nikku Ostrower.
O bacon vem da barriga do porco e como um alimento rico em proteínas, é recomendado para começar bem o dia. Também é um alimento indicado para quem faz musculação. Isso por conta das proteínas e calorias que fornece para uma baixa porcentagem de gordura.
Além disso, como o bacon já contém muita gordura, não é necessário acrescentar óleo extra. Contudo, a ideia é que ele seja um alimento ocasional, não parte integral das refeições do dia a dia. Então, a melhor maneira de manter o bacon na dieta é usá-lo como um condimento, e não como a parte principal do prato.