EQST

Qual O Tratamento Para Um Recm Nascido Com Atresia De Esfago?

Qual o tratamento para um recém nascido com atresia de esôfago?

O tratamento mais adequado é uma cirurgia para a desconexão do esôfago distal da traquéia e a tentativa de recanalização das 2 extremidades esofágicas.

O que é atresia de esôfago?

A atresia de esôfago é uma afecção congênita que se caracteriza pela ausência de um segmento do esô- fago, associado ou não à comunicação com a traquéia. Clinicamente, apresenta-se com salivação abundante e aerada, pela impossibilidade de deglutição, e falha na sondagem gástrica.

Quando é feito o diagnóstico da atresia de esôfago?

Corresponde à formação incompleta do esôfago, frequentemente associada à fístula traqueoesofágica. Suspeita-se do diagnóstico quando não é possível passar a sonda nasogástrica ou orogástrica. O tratamento é correção cirúrgica.

Quais os tipos de atresia de esôfago?

Tipo A: atresia pura do esôfago, sem fístulas (8% a 10%); Tipo B: atresia do esôfago com fístula entre o segmento esofágico proximal e a traquéia (0,9% a 1%); Tipo C: atresia do esôfago com fístula entre a traquéia ou brônquio principal e o segmento distal do esôfago (53% a 84%);

Quais os cuidados com atresia esofágica?

Os Cuidados de Enfermagem

  1. Elevar o decúbito;
  2. Mantê-lo em jejum;
  3. Realizar lavagem e aspiração contínua das secreções do coto esofágico superior com uma sonda;
  4. Administrar antibióticos profiláticos;
  5. Manter acesso venoso para suporte calórico;
  6. Monitorar o neonato e avaliar o quadro respiratório;
  7. Controlar balanço hídrico;

O que significa a palavra atresia?

atrésia. Imperfuração ou oclusão de um orifício natural. Falta congénita de orifício anal por persistência da membrana cloacal ou por falta completa do canal anal.

O que é a fístula Esofagotraqueal?

Uma fístula traqueoesofágica é uma conexão anômala entre o esôfago e a traqueia (que leva aos pulmões).

O que é fístula branquial?

Fístula branquial é a pequena abertura na pele que drena muco ou líquido próximo à borda frontal do músculo esternocleidomastóideo. O óstio é geralmente observado no nascimento logo acima da clavícula no pescoço anterior.

Quais os locais de fístula para hemodiálise?

A fístula arteriovenosa (FAV) é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita para criar um acesso por onde será realizada a hemodiálise. Geralmente, esse acesso é feito nos membros superiores, como os antebraços, punhos e braço, pois o risco de complicações é menor.

O que é fístula do trato respiratório?

Olá, a fístula é uma comunicação anormal do trato respiratório com o esôfago, também chamado de fístula traqueobronquica. Pode estar presente desde o nascimento ou adquirido após um acidente no pescoço, após uma cirurgia ou procedimento mal sucedido.

O que é fístula cervical?

Os arcos e fendas branquiais são algumas delas, que se localizam na região que irá formar o pescoço. Com o não desaparecimento de parte dessas estruturas, podem se formar cistos ou fístulas branquiais.

Qual a ligação do esôfago e traqueia?

A região cervical do esôfago possui aproximadamente 4 cm, e tem contato direto com a traqueia; a região torácica do esôfago é a maior de todas as três regiões possuindo cerca de 18 cm; e seguindo a traqueia e a coluna vertebral, atrás do brônquio esquerdo, a ultima região - esôfago abdominal - mede em média 3 cm e se ...

O que ocorre no esôfago?

O esófago ou esôfago é um canal que conduz o alimento até o estômago. O esôfago é um conduto musculoso de contrações involuntárias, controladas pelo sistema nervoso autônomo, que, dando continuidade ao trabalho da faringe, levam o alimento até o estômago.

Qual parte do esôfago se conecta a Laringofaringe?

A parte inferior da faringe, onde esta comunica com o esôfago, chama-se laringofaringe ou hipofaringe.

Onde fica a nasofaringe?

A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole.

Onde fica a Laringofaringe?

Laringofaringe: está situada por baixo do osso hióide e por trás da laringe, abrindo-se na laringe e no esôfago.

Onde está localizado o esôfago?

O esôfago é um tubo oco que conecta a garganta (faringe) ao estômago. Os alimentos ingeridos não simplesmente caem dentro do estômago através do esôfago. Os alimentos ingeridos chegam ao estômago por meio de contrações musculares rítmicas das paredes esofágicas denominadas movimentos peristálticos.

Quais os sintomas de inflamação no esôfago?

​​De forma geral, podemos definir a esofagite ou esofagite erosiva como uma inflamação do esôfago, tubo que liga a boca ao estômago. Os sintomas mais comuns dessa doença são dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, vômito, dor abdominal, tosse e perda de apetite.

Onde começa e termina o esôfago?

Desde a origem até a terminação, o esôfago atravessa necessariamente a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. É um órgão situado na linha mediana, na frente da coluna vertebral. Termina lançando-se no estômago ao nível da cárdia.

Qual é a parte do esôfago?

O esôfago é dividido em três partes: Cervical, que cursa através do pescoço. Torácica, que é localizada no tórax, mais especificamente no mediastino. Abdominal, que atravessa o diafragma e chega ao abdome, onde alcança o estômago.

Quais são as camadas do esôfago?

O esôfago, em um corte transversal apresenta as seguintes camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.