Os gases nobres dificilmente fazem ligações, pois eles possuem sua camada de valência completa com 8 elétrons e então estão estáveis, não "querendo" perder nem ganhar elétrons.
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. ... Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
São chamados de gases nobres por serem elementos que não fazem combinação com nenhum outro elemento. Ou seja, os gases nobres são constituídos por átomos que possuem a camada de valência completa. Desta forma, não precisam fazer ligações químicas para ficarem estáveis.
Átomos que já possuem 8 elétrons na sua camada de valência, regra do octeto, ou 2 elétrons na camada de valência, regra do dueto. O átomos que já são estáveis e não tem tendem a fazer ligações são os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn).
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).