Quando começar a construir o galinheiro, faça o poleiro em lugares altos, para gerar espaço. E cuide para não colocar o ninho embaixo do poleiro, tornando-o alvo de fezes, respeite a altura mínima de, no mínimo 60 centímetros do solo para posicioná-lo.
O ideal é que o galinheiro tenha dois espaços: um para que elas possam andar nos momentos em que estiverem presas e outro em que elas possam dormir (poleiro, pois seus instintos as fazem querer dormir no alto, longe dos predadores) e pôr ovos (construa ninhos em caixas).
Os animais precisam estar em um ambiente higiênico para terem boas condições de saúde. A área pode ser aberta, com chão de terra mesmo, mas é preciso construir uma pequena estrutura (de madeira mesmo) que comporte todos os animais em dias de chuva, de muito vento e na época em que começarem a colocar os ovos.
Se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, a produção de carne e de ovos caipiras pode alcançar excelente lucratividade. “As mais indicadas para o sistema caipira de criação são as aves de raças puras, que são as raças americanas e as de linhagens caipiras melhoradas.
Para aumentar o tamanho do ovo, use 1.
Em fase de reprodução, as galinhas devem receber ração de postura, produto vendido em lojas do varejo especializado. Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração. Forneça à vontade frutas e hortaliças cruas, exceto alface. Água limpa e fresca também não pode faltar.