Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.
Como fazer um currículo perfeito
“Instituição”: Forneça o nome da instituição onde cursou; “País onde cursou”: Coloque o país onde fez o curso; “Estado onde cursou”: Insira o estado onde fez o curso; “Tipo de curso”: Preencha o tipo de curso que fez (exemplo: Graduação, Pós-Graduação – Especialização ou Cursos Complementares).
Currículo Formato Lattes Comprovantes da produção científica Comprovantes da experiência em docência Comprovantes da experiência profissional Comprovantes de experiência como bolsista, monitorias, outros tipos de bolsa e intercâmbios acadêmicos Comprovantes de cursos de especialização ou disciplinas cursadas em PPGs.
Para comprovar artigos em periódicos basta enviar a primeira página, desde que contenha os nomes dos autores e os dados do periódico (nome, issn, data de publicação, volúme, número do fascículo e número de páginas) . Posso comprovar uma publicação em Congresso com o certificado de apresentação. Não.
Documento de participação de avaliador em outras atividades (projetos, iniciação científica, revisor de artigos e painéis etc.) Documento que comprove a orientação de trabalhos de conclusão de curso / orientação em iniciação científica / orientação de outra natureza (estágio, supervisão etc.)
A formação acadêmica deve estar disposta logo em seguida aos dados pessoais e objetivo profissional do candidato. Quando se trata de pós, é importante deixar claro qual foi o tipo de curso realizado. É possível dividir os cursos entre lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).
Não existe ainda um campo específico para colocar iniciação científica no currículo Lattes. Portanto você pode colocar essa produção bibliográfica em “formação acadêmica” e “graduação”.
Confira abaixo:
É sempre interessante inserir os cursos que tenham a ver com a área na qual você trabalha (ou quer trabalhar), pois eles podem ser diferenciais aos olhos de um futuro empregador. Os cursos também podem deixar claro o seu interesse em ingressar em uma nova área do mercado de trabalho.