Para determinar o Fator de Utilização, basta cruzar o valor do Índice do Local (K) calculado anteriormente (dado na horizontal) com os dados de refletância das superfícies do teto, da parede e do piso (dado na vertical).
O fator de manutenção, chamado também de fator de utilização, indica a depreciação luminosa considerada no cálculo luminotécnico futuro.
Cálculo Luminotécnico ou Cálculo de iluminação | Fluxo Luminoso
Como calcular a iluminância para ambientes “Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional.
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Basta dividir a taxa de lúmens indicada na embalagem pela área do ambiente. O resultado encontrado é a iluminância. Por exemplo, para um quarto, considera-se, pela norma, em torno de 150 lx. Se a área for de 5 m², seria necessária uma lâmpada halógena de 45 w ou uma de LED de 10 w, por exemplo, para atingir 750 lm.
A iluminação ambiente no quarto deve ser de 2.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
Devemos considerar que na cozinha e banheiro por exemplo, precisa-se de uma luz muito mais clara que a do quarto, nesse caso a quantidade de luz varia de ambiente para ambiente. Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação.
Escolher a opção mais adequada, para um leigo, pode ser complicado. Os modelos mais populares para áreas residenciais são os de 50 watts, com os quais é possível iluminar quintais e jardins maiores. Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel.
Se houver necessidade de maior fluxo luminoso, como em estacionamentos ou espaços condominiais com mesas e cadeiras, os refletores de 100 ou 200 watts são os mais indicados.
Incandescente. Cada tipo de lâmpada tem suas características próprias, o que contribui para dar um efeito diferente na iluminação de área externa. As incandescentes, por exemplo, transmitem uma luz amarelada, agradável, mas como converte boa parte da energia em calor, ela acaba por esquentar o ambiente.
Galaxy S8 é um celular avançado com com bom custo/benefício. Chegamos finalmente ao melhor celular à prova d'água da nossa lista! O Galaxy S8, além de apresentar tudo que um smartphone top de linha deve conter, vem carregado de novidades.
Melhores Celulares à Prova D'Água 2020
IP68
Xiaomi Mi Watch Lite resistente à água é homologado nos EUA.