Tabela de alimentos para diabéticos Frutas como maçã, pêra, laranja, pêssego, tangerina, frutos vermelhos e banana verde. É recomendado que sejam consumidos com casca. Vegetais como alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura.
"Para evitar a hipoglicemia noturna, o ideal é fazer um lanche antes de dormir, consumindo carboidratos e proteínas, como leite ou pão com queijo e presunto", afirma a nutricionista Deise Regina Baptista Mendonça, do Departamento de Nutrição e Metabolismo da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Durante a noite, o corpo libera um grupo de hormônios conhecidos como contra-reguladores, que são adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento). Estes hormônios estimulam a liberação de glicose pelo fígado e suprimem a atividade da insulina, causando aumento nas glicemias pela manhã.
Sugestões de alimentos que não podem faltar na dieta para diabetes
Por que acontece? As hipoglicemias significam baixo nível de glicose no sangue (glicemia abaixo de 60 mg/dl). Geralmente são ocasionadas por falta de refeições nos horários corretos, por exercícios físicos excessivos, ou por doses elevadas de insulina e/ou medicamentos (hipoglicemiantes orais).
Fazer as refeições e tomar a insulina nos horários corretos, além de medir a glicose, estão entre as orientações básicas para evitar o problema. Também se recomenda uma pequena ceia antes de dormir, como um copo de leite ou de iogurte, para restaurar o nível adequado de glicemia no sangue.
A hipoglicemia severa pode causar acidentes, lesões, levar ao estado de coma e até à morte.