Conforme descrito acima podemos escrever a seguinte relação: ?? = ?̂? ? ?̂ ? ????? = ?̂? ? ? ? ?? ? (12) O coeficiente de atividade nos dá uma indicação de quanto um líquido é mais “ativo” quando comparando com um estado de referência.
A “atividade” representa a concentração efetiva, levando em consideração o comportamento do soluto no seio da solução. Um íon em solução fica rodeado de outros íons de carga oposta à sua. ... Nestas, ci = concentração molar de cada espécie iônica presente na solução e Zi = carga de cada espécie iônica.
Em diluição infinita, uma única molécula de soluto está completamente cercada por solvente. Esta situação fornece a medida do maior grau de não idealidade de uma mistura e é a mais difícil de ser predita.
Quantificação da força iônica onde ci é a concentração molar do íon i(mol·dm−3), zi é o número de carga daquele íon, sendo a soma considerada a de todos os íons na solução. Para um eletrólito 1:1 como o cloreto de sódio, a força iônica é igual à concentração.
É o número de mols de uma substância por litro de solução. “Ca” Representa a concentração analítica, quantidade real (mol) adicionada em um determinado solvente para formar uma solução de concentração conhecida. ... Representa a massa de soluto expressa em gramas por volume da solução expresso em litro. Lembrete!