Do ponto de vista científico, o conceito de gramática normativa – conjunto de regras para o bem falar e escrever – não se sustenta, uma vez que “bem falar e bem escrever” são avaliações subjetivas, em nenhum outro campo de estudo encontramos tal tipo de avaliação, imaginem um biólogo dizendo que as células humanas são ...
No Ocidente, a gramática surgiu como uma disciplina do helenismo a partir de III. ... A mais antiga obra existente, Arte da Gramática ( Τέχνη Γραμματική), é atribuída ao gramático grego Dionísio, o Trácio (100 a.C.), e serviu de base para as gramáticas grega, latina e de outras línguas europeias até o Renascimento.
Afinal, o que é Gramática? A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças à Gramática, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem o bom uso da língua portuguesa. Não pare agora...
Resposta:Marcas linguísticas são os termos (as palavras) que fazem parte dos enunciados e que, obviamente, fazem parte da língua. Exemplo: «Este vai ser o meu próximo empreendimento: "sombra e água fresca".
A norma gramatical é aquela relacionada à gramática normativa: só o que está de acordo com ela é correto. Porém ela incorpora muitas regras que não são usadas cotidianamente. A norma- padrão, por sua vez, está vinculada a uma língua modelo.
No caso da língua portuguesa, existem as seguintes normas: padrão, não padrão e culta. Como já vimos, a norma padrão é a base sobre a qual as variações surgem. Essas variações são chamadas de normas não padrão, ou seja, que fogem um pouco (ou até muito) da norma padrão da língua portuguesa.
Chama-se gramática normativa ou prescritiva a gramática que busca ditar ou prescrever as regras gramaticais de uma língua, posicionando as suas prescrições como a única forma correta de realização da língua e categorizando as outras formas possíveis como erradas.
O ensino da gramática torna-se útil e necessário para o desenvolvimento da competência de escrita na medida em que à instrução gramatical são atribuídas duas funções principais: i) oferecer aos alunos o conjunto de regras e de conhecimentos sobre a língua de que necessitam para que, enquanto escrevem um texto, possam ...
O ensino da gramática é ministrado desde as séries iniciais estendendo-se até o fim do processo escolar. Gramática significa segundo Silva, (2002) “a arte de ler e escrever”, sendo assim pela lógica seriam esses os objetivos desse ensino, ensinar aos alunos a leitura e a escrita.
O estudo da gramática deve se dar de forma contextualizada, o que ocorre somente quando feito a partir de situações concretas de uso da língua, ou seja, nos textos reais que circulam socialmente. Portanto, ele está vinculado diretamente às práticas sociais de linguagem e aos gêneros textuais.