O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de fundações, pilares, cintas, vigas e lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Foram usados, aproximadamente, 326 sacos de cimento para 160 m² de construção + o acabamento externo. Fazendo um cálculo simples, chega-se a 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção, em média.
O contrapiso é uma camada intermediária de argamassa entre a estrutura de uma construção e o revestimento do piso. Composto de água, cimento e areia, seu traço é de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia (1:4).
Por exemplo, um traço de 1:2:3 precisa respeitar a seguinte ordem: 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita.
As calçadas são geralmente feitas com duas camadas de concreto e tem espessura média de 8 a 12cm. A primeira camada é feita com concreto magro, e serve para formar uma base com 3 a 5cm. Se preferir, você pode utilizar pedra brita compactada.
Concreto FCK 20 com pedrisco (brita 0) Indicado para contrapiso, calçada e laje, o traço com pedrisco é um pouco mais resistente que o de mesmo FCK feito com brita 1, devido a sua composição ter mais cimento.
Concreto FCK 20 No meio urbano é muito utilizado para concretar um tipo de fundação, a hélice contínua. Também sendo utilizado para concretagens simples, sem fins estruturais.
Conheça os principais tipos de concretos utilizados na construção civil
Concreto classe C30, por exemplo, corresponde a um concreto com fck = 30MPa. Nas obras, devido ao pequeno número de corpos-de-prova ensaiados, calcula- se fck,est, valor estimado da resistência característica do concreto à compressão.