Em árvores, aplique calda de fumo nos orifícios abertos pela brocas e tape-os com cera derretida. Em hortas, lavouras e pomares, a combinação de métodos é mais eficiente. O diagnóstico da praga é importante para que se possa destruir os ramos, raízes ou plantas afetadas.
Cupins e brocas são pragas que causam altos prejuízos as residências e demais áreas urbanas. São animais que vivem em madeira e nas estruturas das residências, se não forem combatidas irão causar grandes estragos. São pequenos besouros, as larvas delas se alimentam de madeira e criam perfurações.
Os cupins e as brocas são os mais importantes insetos que atacam a madeira.
Sérgio Bocalini: O caruncho não é cupim, é um besouro que não ataca madeira. Provavelmente você deve estar com algum tipo de alimento infestado por eles nos armários. Jaqueline Noronha: Descobri uma infestação de cupim no armário da cozinha. Comecei a borrifar vinagre duas vezes por dia.
Devoradores de madeira De modo geral, os cupins se alimentam de árvores e troncos apodrecidos que se encontram na natureza. ... Fique atento a enxames de insetos voando nos arredores e até no interior da sua casa, ao surgimento de asinhas perdidas pela residência e a móveis ou peças de madeira maciça que soam ocos.
Caruncho (Anobium punctatum) Os adultos possuem asas, sendo este o seu meio de propagação. As larvas são curvadas, com rugas e pelos finos, são brancas e a sua parte traseira é mais grossa. As larvas ainda muito pequenas começam a escavar um túnel para o interior da madeira.
Detergente, vinagre branco e sabão de côco podem ser usados na limpeza. A pulverização de vinagre em madeiras em início de infestação também é apontada como um remédio caseiro eficaz para matar esses insetos. Ainda no caso de móveis, manter eles limpos é fundamental para ajudar a prevenir esses insetos.
Biogênese: Hoje sabemos que o caruncho deposita seu ovos no interior do grão quando estes ainda estão verdes e em formação no interior das vagens. Após formados, estes grãos, a olho nu, não aparentam nenhum sinal de perfuração, mas futuramente, mesmo em locais fechados estes ovos germinam e os carunchos aparecem.
- Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. A recomendação para evitar o caruncho é não armazenar arroz e farinhas por períodos muito longos.
Mesmo que o alimenta cheire bem, já pode estar estragado. As especialistas indicam preservar a embalagem original do produto e não misturar itens novos com antigos. Se houver caruncho no feijão, por exemplo, elimine os grãos ruins e prepare os que estão bons.
Manter sua despensa e armários de cozinha sempre limpos é o melhor remédio para afastar esses bichinhos indesejados! ... Caso precise utilizar água, deixe os armários abertos e com boa ventilação para secar bem! A umidade em excesso pode atrair os carunchos!