– cães e gatos veem cores! Eles possuem as mesmas estruturas chamadas fotorreceptores, responsáveis pela visão colorida dos humanos. Só que, enquanto nossos olhos têm pigmentos de três tipos diferentes, o desses animais tem apenas dois e, por isso, as cores não são tão vibrantes para eles.
Não existe nenhum ranking oficial, porque os cientistas nunca fizeram um estudo comparando a capacidade visual dos animais. Mas, tomando por base os diversos estudos isolados sobre a visão dos bichos, dá para apostar com bastante certeza: as aves de rapina são quem enxerga melhor no planeta.
Outros bichos que enxergam as coisas completamente diferentes de nós são os bovinos. As vacas, aliás, não vêem o verde. Para elas, tudo está em tons de laranja e vermelho. Elas também percebem tudo de uma forma aumentada.
Conheça 5 animais cegos. Peixes, mamíferos, anfíbios e invertebrados compõem essa lista de espécies que são um exemplo de adaptação ao ambiente em que vivem; embora eles não tenham visão, eles desenvolveram outros sentidos como tato, audição ou olfato.
Para que um animal possa perceber as inúmeras cores, precisa ter pelo menos duas classes diferentes de células sensíveis à cor em seu olho, os cones, e uma capacidade cerebral que possa entender as mensagens que recebe destas células. Os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo.
Muitos insetos, aves, répteis e peixes têm um pigmento extra, para a luz ultravioleta, e por isso enxergam coisas para nós invisíveis. Já mamíferos como gatos e cachorros são daltônicos, porque possuem só dois pigmentos – o verde e o azul. Vêem, portanto, menos cores.
Serpentes-píton, jiboias e jararacas veem o mundo da mesma forma que nós, com um detalhezinho a mais: também “enxergam” em infravermelho. Graças ao mecanismo, conseguem rastrear presas a até um metro de distância pelo calor de seus corpos. Elas utilizam um órgão simples, a fosseta loreal, localizada próximo às narinas.
Polvos, corujas, crocodilos e gatos possuem algo em comum: adaptações especiais para enxergarem à noite.
Aves de rapina destacam-se neste quesito no Reino Animal: Águias e falcões são os que possuem a maior capacidade de enxergar a longo alcance.
Em linhas gerais, o olho de uma águia é de quatro a cinco vezes mais potente que o nosso. ... Existem duas diferenças principais entre nossos olhos e os dá águia. Em primeiro lugar, as retinas delas possuem muito células detectoras de luz, o que as confere uma espécie de visão em HD, repleta de detalhes.
Bagre
Cães têm um faro melhor. Algumas raças possuem quase 300 milhões de células olfativas, enquanto os gatos têm apenas 60 milhões. Gatos ouvem melhor: captam sons que estejam numa frequência de 45 até 64.
Pra quem tá na dúvida se deve levar pra casa um cão ou gato, aqui vão os motivos pelos quais você deveria ou não escolher o gato. O gato é ideal para quem tem a vida corrida, more em casa ou apartamento, pois são animais mais independentes e não requerem tanta atenção quanto o cão.
"Para os apartamentos, os de pequeno porte e até peludos fica mais fácil de cuidar", afirma Renan. Se for um cão, ele sugere que tenha um companheiro: ou cão ou gato, para não se estressar demais ao ficar sozinho. É quando o jovem faz uma afirmação reveladora: "o gato é o pet do futuro!
As habilidades dos felinos foram essenciais para a sobrevivência e, segundo os pesquisadores, a superioridade deles. O estudo afirma que, enquanto os cachorros costumam ser mais fortes, os gatos, além de terem garras, são melhores estrategistas e conseguem atacar outros animais com mais facilidade.
3 - Os cães têm 42 dentes, os gatos têm 30. 4- Memória de um gato é bem maior que a do cão. 5 - As habilidades físicas para a caça nas duas espécies também são distintas. Os gatos possuem uma excelente visão noturna, boa audição e olfato, flexibilidade extraordinária e uma excelente capacidade de correr e pular.
Afinal, apesar de tudo, não podemos esquecer que cão e gato são espécies totalmente diferentes. Espécies distintas: O gato é um felino, parente distante dos leões, enquanto o cão é um canino, parente dos lobos. Anos de evolução e necessidades diferentes tornaram deles o que eles são hoje.
De acordo com estudos, os bichanos podem ouvir sons a uma distância cinco vezes maior que a humana. Tal elemento independe da frequência sonora, ou seja, funciona tanto para sons graves como agudos.
Amizade entre cão e gato: 5 dicas para socializar os pets
Durante o primeiro contato direto, deixe seu cachorro preso no canil ou atrás de um portão. Em seguida, permita que ele cheire o filhote de gato ou cachorro enquanto você o segura no colo. Se possível, conte com a ajuda de alguém para segurar um dos pets enquanto você impede que o outro avance.
"O número de cromossomos dos dois (gato e cachorro) é diferente. Cientificamente é impossível este tipo de cruzamento, mas só o exame poderá determinar isso. Tudo pode não passar de um mal entendido", disse Pacheco. A distância evolutiva entre os bichos é a maior que pode existir entre dois mamíferos carnívoros.
Dicas para acostumar gato e cachorro juntos
Como cuidar de gatos?
Passo a passo para fazer a adaptação entre gatos
A seguir, confira o passo a passo de como acostumar cachorro com coleira.
O ideal é começar desde cedo, já em casa. Para isso, você deve fazer o filhote a usar coleira e a guia primeiramente dentro de casa. Assim, quando você sair com ele na rua, o cão já estará acostumado com a coleira e não vai demonstrar resistência. No início, só coloque a coleira no filhote por alguns minutos.
A coleira tem que ser carregada de forma semelhante à forma como você carregaria uma câmera de vídeo e deve estar bem ajustada. Um ajuste solto ou carga fraca resulta em um choque não confiável. O cão deve sempre usar um colar eletrônico real em vez de usar um colar falso ou falso.
O ideal é que o tutor sempre carregue no passeio uma porção de petisco ou um brinquedo que o pet goste muito. A ideia aqui é estimular, de forma positiva, a vinda espontânea do bicho até você no trajeto. Quando ele obedecer, recompense-o com petiscos, carinhos ou brincadeiras.