Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. ... As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.
Cidades-Estado possuíam um alto nível de independência, o que levava as seguintes características, tais como: - liberdade e autonomia política e econômica; - sem separação de áreas rurais e urbanas; - governo, leis e costumes próprios.
As cidades-estado foram uma forma de organização política e social que fizeram parte do mundo antigo. ... As cidades-estado baseavam-se na terra, nas relações de trabalho e no comércio e havia incentivo à propriedade privada. As aristocracias detinham as terras e por isso concentravam riqueza e poder.
Por conta do aumento da população, vários genos deixaram de reunir as tais condições para sustentar os teus membros. E teve controle de terra comandado por aqueles mais próximos dos genos e com isso formando uma aristocracia rural enorme.
A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade. Lá existia o mercado e as assembleias do povo.
São características da cidade/estados, ou pólis grega, exceto: a) ideias democraticas.
Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. ... Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.