Escolha partidas modelo Meu método de estudo na abertura é baseado principalmente na análise de partidas modelo. Estudar apenas variantes de um livro não será suficiente para que você entenda de verdade uma variante. Para isso é preciso ver várias partidas completas.
Os bispos e os cavalos são peças menores que as torres e a dama, por isso evite levar as peças maiores direto para o jogo. Desenvolver cavalos e bispos primeiro garante melhor domínio do centro e evita que você perca tempo ao ter peças de maior valor atacadas.
Os Movimentos de Abertura, ou simplesmente Aberturas, ou Defesas, são sequências de movimentos iniciais do jogo de xadrez, desenvolvendo-se as peças de forma a garantir uma disposição sólida de defesa e um ataque eficientemente bom.
Pode-se dizer, sim, que a dama é a peça mais forte do jogo e que, devido a sua grande mobilidade, tem um valor de referência equivalente a 9 peões (a torre vale 5 peões, o bispo um pouquinho mais de 3 peões, o cavalo vale 3 peões), mas o valor do rei é incomensurável.
rainha
Flear considera o final como a fase do jogo onde cada jogador possui ao máximo uma peça, outra que reis ou peões, e posições com mais material onde cada jogador possui ao máximo duas peças, que “não formam exatamente um final”.
O Rei
O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar. No primeiro movimento de cada peão, a partir do ponto de partida, pode avançar duas casas e, a partir daí, uma. Um peão pode capturar a peça imediatamente na fileira na diagonal.
Peças usadas no xadrez moderno
Movimentos do xadrez
O reiEditar O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.
O rei pode capturar a rainha inimiga, desde que não a coloque em xeque de outra peça. ... O ponto é claro que o jogo está morto: não há xeque-mate possível; portanto, o jogo termina imediatamente em um empate.
Assim, um jogador pode conseguir duas rainhas ao mesmo tempo (ou até nove, se conseguir com que seus oito peões sejam promovidos). Cada jogador começa a partida com 8 peões, todos eles na mesma linha: a linha 2 para o jogador das brancas, e a linha 7 para o jogador das pretas.
Regras do Xadrez - Movimentos. Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. ... A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei.
Promoção é uma regra do xadrez que descreve a transformação de um peão que alcança a oitava fileira em uma peça da escolha do jogador como a dama, torre, bispo ou cavalo. A nova peça substitui o peão na mesma casa que concluiu o movimento. A promoção não é limitada às peças que tenham sido capturadas.
"Quando o peão alcança a mais distante fileira em relação à sua posição inicial deve ser trocado como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. ... Esta troca de um peão por outra peça é chamada de 'promoção' e a ação da nova peça é imediata".