EQST

Como A Cafena Age No Organismo?

Como a cafeína age no organismo?

Ligando-se às células nervosas, ela age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga após a atividade física e mental. Ao estimular o sistema nervoso, faz algumas funções do organismo, como o metabolismo basal, por exemplo, ficarem aceleradas.

Qual função da cafeína?

A cafeína, subproduto da descafeinação, atua como estimulante e diurético no organismo e é usado pelas indústrias de bebidas de refrigerante e farmacêutica.

Qual o efeito da cafeína no sistema nervoso?

A cafeína (trimetilxantina) é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central. Em geral, os seus efeitos sobre o organismo consistem em aumentar o estado de alerta e reduzir a sensação de fadiga, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas.

Que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?

Podem produzir sonolência, embriaguez e até coma. São depressores o álcool, os barbitúricos (soníferos), os ansiolíticos (tranqüilizantes), os sedativos (calmantes), o ópio e a morfina, os xaropes e gotas para tosse, e os inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores).

Como o energético age no organismo?

No nosso corpo, a cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina, conhecida como hormônio do sono. Dessa forma, já a taurina, um aminoácido, estimula o metabolismo e aumenta a resistência física. Inclusive, na receita dessas bebidas vão ainda vitaminas do complexo B, que ajudam a combater o cansaço.

O que fazer para passar o efeito do energético?

Uma outra medida caseira importante também é ingerir leite morno com açúcar, pois isso estimulará seu corpo a entrar levemente em um estado de alívio, o que pode acabar diminuindo parte da potencialização gerada pelo energético.

O que o energético causa no organismo?

A concentração de cafeína nos energéticos equivale a três xícaras de café. É uma alta dosagem que pode afetar seu sistema nervoso central, causando desidratação e perda de nutrientes que possuem efeito calmante. Com isso você pode apresentar ansiedade, agitação, distúrbios do sono e outros efeitos nocivos à saúde.

Quem pode tomar energético?

O consumo recomendado de cafeína para adultos é de até 400 mg por dia. Já crianças com menos de 12 anos não devem consumir cafeína; e, dos 12 e 18 anos, o consumo não deve passar de 100 mg por dia, de acordo com a Academia Americana de Pediatria.

Quem não pode tomar energético?

“Depende muito do organismo, mas é importante não passar dos 400 mg de cafeína por dia. Outro ponto é que algumas pessoas não podem consumir energéticos: crianças, gestantes, hipertensos, pessoas com intolerâncias e problemas cardíacos devem evitar”, diz.