Resposta: Durante a gravidez, as mulheres portadoras de hipotireoidismo devem ter a sua dose diária de T4 aumentada. Não é bom para o desenvolvimento do bebê se o T4 estiver baixo. Além disto, as mulheres com hipotireoidismo podem ter dificuldade de engravidar e tem maior risco de abortamento.
Ao mapeamento com Doppler nota-se padrão de hipervascularização difusa, semelhante à doença de Graves (Figura 2). Nos estágios finais da doença a glândula apresenta-se de tamanho reduzido e difusamente heterogênea, devido à intensa fibrose, e avascularizada ao mapeamento com Doppler colorido.
Glaucia Mazeto: Quando existe uma “alteração textural difusa” da tireoide, ao exame de ultrassonografia, significa que todo o tecido da glândula está alterado. Existem algumas situações que podem cursar com este padrão ultrassonográfico.
A doença tratada na pergunta é um tipo de tireoide onde as alterações da forma podem ser difusas. Deste modo, para ser mais exato, toda a glândula que se apresenta com aspecto anormal, podem existir nódulos, assim, esses nódulos podem ser sólidos , císticos ou mistos.
Essa alteração textural, embora inespecífica, mais frequentemente é decorrente de depósitos de ferro no órgão e seria sugestiva de hemocromatose hereditária ou adquirida, o que sugeria a possibilidade da infiltração hepática também não ser apenas gordurosa.