O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. ... A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.
A burguesia procurou garantir, sobretudo a liberdade econômica. ... Com a derrota de Napoleão e a restauração do Absolutismo pelo Congresso de Viena a burguesia deu continuidade no processo revolucionário com as Revoluções Liberais de 1830 e consequentemente em 1848, consolidando a burguesia capitalista no poder.
A importância da Revolução Francesa é tamanha que os historiadores a utilizam para marcar o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. ... Sua queda representou o enfraquecimento do poder político dos reis franceses, tornando-se um dos principais símbolos do processo revolucionário.
A burguesia financiava os artistas a realizarem suas obras, portanto foram os impulsionadores do movimento renascentista. Essas pessoas de influência e dinheiro que financiavam os artistas ficaram conhecidas como mecenas.