Durante o verão, por causa do calor, as plantas costumam perder água mais rapidamente. Por isso, borrifar água diretamente nas folhas pode ajudá-las a resistir melhor à mudança de temperatura. Só não esqueça que isso deve ser feito quando o sol não estiver muito forte – ou seja, pela manhã ou no fim da tarde.
Garanta uma boa drenagem do substrato e, antes de molhar, use a rega do "dedômetro", com uma adaptação: toque o substrato com a ponta do dedo e, se saiu sujo, tá tudo ok. Dedo sai limpo, é hora de molhar a planta mas, no caso do Ficus lyrata, espere uns dois dias. Isso garante que o vaso não tenha umidade no fundo.
Retire todas as folhinhas secas (que não se recuperaram com a longa imersão) com os dedos e delicadamente. Caso tenha dificuldade em sair, deixe que elas saiam sozinhas. Após a "limpeza", ela poderá voltar ao recipiente (vaso, tronco, vidro).
Troque a planta de lugar conforme necessário. Se a sua planta não estiver desenvolvendo novos ramos ou se as folhas começarem a murchar, troque-a de lugar para ver se ela melhora. Se as folhas da sua planta começarem a murchar, ela pode estar recebendo muita luz direta. Nesse caso, coloque-a em um local com menos luz.
Espere cerca de três dias e realize o plantio para evitar queimar as raízes. As regas devem ser frequentes, mas sem encharcamento. Especialistas indicam o plantio em uma distância de 20 centímetros de muros ou barreiras, para que o podocarpo cresça sem problemas.
A cada dois ou três meses a planta vai pedir por algum tipo de adubo. Você pode usar adubos orgânicos, como húmus de minhoca e esterco de galinha, ou, também, adubos sintéticos como o NPK ou o NPK A poda do podocarpo deve ser realizada de acordo com o efeito paisagístico que você deseja.