(MED. TAUBATÉ) Tem-se um aparelho que emite um feixe colimado, estreito, de luz verde. Mas o feixe é, na verdade, mistura de luz amarela com azul.
Como saber qual a cor que tem a velocidade menor (propaga mais lentamente)? Lembre-se de INFRA-Vermelho (Abaixo do vermelho) e ULTRA-Violeta (Acima do violeta). ... Porém o mais lento é o violeta.
Os meios opacos não permitem a transmissão da luz em seu interior. Quando a luz atinge a interface de um meio opaco, ela pode sofrer reflexão regular ou difusa, como ocorre nas superfícies de uma casca de árvore e um espelho, respectivamente.
Quanto maior é o índice de refração de um meio, mais lentamente a luz propaga-se em seu interior. Essa mudança ocorre graças à diminuição do comprimento de onda da luz ao passar de um meio de menor índice de refração (menos refringente) para um meio com maior índice de refração (mais refringente).
Dessa forma, quando falamos que o índice de refração de um meio é 2,42, como, por exemplo, o do diamante, significa que a velocidade da luz nesse meio é menor que no vácuo, ou seja, é como se disséssemos que a velocidade da luz no vácuo é 2,42 vezes maior.
Tem mais depois da publicidade ;) Para cada par de meios e para cada luz monocromática que se refrata é constante o produto do seno do ângulo que o raio forma com a normal e o índice de refração do meio em que o raio se encontra. Essa lei é conhecida como lei de Snell-Descartes.
Como queremos saber o índice de refração, usaremos a fórmula da refração variável, uma vez que o meio em que a luz está sendo propagada é o vidro: n = c/v. Aplica-se, então, os valores de cada grandeza: n = 2.
Exercícios de Física Nessa placa de vidro, em especial, a velocidade da luz é 2,5 x 108 m/s. Considerando a velocidade da luz no vácuo como sendo igual a 3,0 x 108 m/s, marque a alternativa que corresponde ao índice de refração do vidro nesse experimento.
A ONDA DE LUZ efetivamente ATRAVESSA o VIDRO de forma INALTERADA. Como RESULTADO, nós podemos VER DIRETAMENTE ATRAVÉS do VIDRO, quase como se ele não estivesse lá. Ou seja, a TRANSPARÊNCIA de um MATERIAL ocorre por causa da TRANSMISSÃO DE ONDAS DE LUZ através da maior parte de um objeto sobre o qual a LUZ incide.
A refração é a mudança na rapidez de propagação de uma onda quando passa de um meio para o outro. Quando, por exemplo, a luz passa do ar para o vidro há uma mudança na rapidez de propagação da luz, facilmente perceptível se a incidência não é perpendicular à superfície de separação do vidro com ar.