A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. ... São considerados como sinônimos de cultura erudita, por exemplo, a música clássica ou as pinturas expostas em galerias de museus de acesso restrito.
A música clássica, por sua complexidade de elaboração, está entre os principais exemplos de cultura erudita. Entre os nomes notórios da música clássica estão Beethoven, Brahms e Mozart. No Brasil, o nome de maior destaque é o maestro Heitor Villa Lobos, autor da peça "O Guarani".
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. Ela é oposta, portanto, à cultura popular ou do povo, que é produzida sem instruções acadêmicas ou formalizadas.
A música popular é destinada ao entretenimento de grandes massas, já a erudita assemelha-se à música clássica, não pertencendo às tradições folclóricas ou populares.
Música- Diferentes formações de grupos instrumentais e vocais: erudito e popular. Enquanto a maior parte dos estilos de música popular utilize o formato de canções, a música clássica utiliza outras formas como o concerto, a sinfonia, a ópera, a música de dança, a suíte, o estudo, o poema sinfônico, entre outros.
Uma concepção alternativa é a de que a música erudita é aquela que foi concebida de 1750 a 1830, incluindo especialmente as produções de Haydn, Mozart e Beethoven, destacando-se a Escola Clássica Vienense, já que nesta época Viena era considerada o centro musical da Europa.
Resposta. Resposta: o balé clássico, a dança moderna e a dança contemporânea.
Conheça 5 tipos de dança e seus benefícios
Classificação e gêneros Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, samba); dança em dupla (ex.: tango, salsa,kizomba, valsa, forró, etc.); dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado, gavota).
As danças brasileiras estão entre as maiores expressões da cultura popular....10 danças brasileiras que você precisa conhecer
Danças populares, como danças massificadas. Quando dança popular refere-se a algo conhecido e vivenciado por milhares de pessoas, faz-se referência a massificação cultural. São formas de dançar ou trechos coreográficos que se apresentam por meio de grupos musicais de grande inserção na mídia.
A seguir, veja 10 tipos de danças folclóricas que fazem o mundo todo mexer!
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.
Quais as principais danças brasileiras?
Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns....20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo
8 estilos de dança que estão na moda em 2021
A dança contemporânea se desenvolveu em meados do século XX (1950 / 1960), tornando-se popular na década de 1980. ... A dança se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop.
Conheça as 6 escolas de dança mais conhecidas do mundo!
Cisne Negro é uma das mais inovadoras companhias de dança contemporânea no Brasil. Em Pequim, apresentará um espetáculo que contempla a diversidade da cultura nacional.
Adolescer é uma peça teatral voltada para o público jovem cujo enredo, ou seja, a sucessão de acontecimentos que formam a história, consiste em cenas curtas que mostram diferentes jovens, sozinhos ou em grupos, e suas vivências na escola, na família e com amigos, trazendo para o palco suas ideias, seus estilos de se ...
É realizado através de espetáculo teatral direcionado aos adolescentes, com a temática voltada para às famílias. A peça mostra cenas e diálogos do cotidiano dos adolescentes, com foco principal no relacionamento dos jovens com seus pais.
Veja como se preparar para uma apresentação