Há alguns meses no post Como funciona o aparelho ortodôntico? eu mostrei pra vocês (pasmem!)… como funciona o aparelho ortodôntico ;). Naquela ocasião eu expliquei que forças são aplicadas de forma programada sobre os dentes, e é isso que os faz caminhar dentro do osso e mudar de lugar. Os bráquetes, bandas (anéis metálicos) e arcos (fios) são alguns dos dispositivos que ajudam o dentista / ortodontista a dizer para os dentes para onde eles devem ir, resolvendo tanto problemas estéticos quanto de mordida.
OLÁ DRA., TENHO DUAS FILHAS, UMA DE 4 ANOS, QUE DESDE QUE NASCEU SEMPRE TEVE O HÁBITO DE FICAR COM A LÍNGUA PRA FORA DA BOCA. ELA CHUPOU CHUPETA ATÉ DOIS ANOS. NÃO TIVE TRABALHO PARA TIRAR. ATÉ NOTEI QUE OS DENTES MELHORARAM A APARÊNCIA QUANDO RETIREI A CHUPETA. MAS A MINHA SEGUNDA FILHA CHUPA DEDO DESDE A BARRIGA. TENTEI INTRODUZIR A CHUPETA MAS ELA NÃO PEGOU. HOJE AS DUAS CHUPAM DEDO. PODE COLOCAR ESSE APARELHO NELAS PRA IMPEDIR QUE ELAS CHUPEM O DEDO? A DE 2 ANOS ESTÁ COM O CÉU DA BOCA MUITO FUNDO. E A DE 4 ANOS JÁ PERDEU O SORRISO BONITO. ESTOU MUITO PREOCUPADA. NÃO QUERO ESPERAR MAIS. JA TENTEI MUITA COISA, ENFAIXAR. COISAS AMARGAS. INCENTIVAR A NÃO CHUPAR, MAS NADA RESOLVE.
Ontem coloquei a grade e fiquei bem nervosa, pois no consultório onde faço meu tratamento cada consulta é com uma dentista diferente e nenhuma delas me informou que eu teria que passar por essa tortura, isso que quando tirei o molde fui informada de que começaria logo aplicando o aparelho fixo. Enfim, como não há muita comunicação, pelo que entendi tenho a mordida cruzada, onde a “caixa” de cima não se encaixa com a de baixo e o meu canino esquerdo é bem pra frente, deixando o dente do lado para trás, sendo esse o grande motivo para eu corrigir. A doutora que aplicou a grade me disse que eu precisaria ficar com ela de 5 a 6 meses para depois colocar o fixo, porém se eu não me adaptasse, teriam outras formas. Pelo que li por aqui, teria a opção da grade móvel, vi que é menos efetivo mas é a melhor opção já que trabalho com minha voz e não consigo mais ficar 1 dia com a grade, amanhã estou indo para retirar. Às perguntas: realmente existem outras opções? Quais seriam? Esse tratamento pode ser feito durante ou após o tratamento com o aparelho fixo?
Hélio, a sua teoria faz muito sentido. Se você tiver disciplina em usar o aparelho removivel com a grade, a forma como você posiciona a língua pode ser “reprogramada”. Confesso que não entendi muito bem o que a minha colega quis dizer com “perder a referência”. Porque, afinal de contas, em algum momento você vai ter que remover o aparelho fixo, não tem jeito.
Doutora, tenho 31 anos e chupo dedo desde criança, mas só agora tive condições financeiras de colocar o aparelho, e a minha dentista não colocou a grade sabendo que ainda chupo dedo, e o meu tratamento será que vai ser muito longo?
O meu filho está com 5 anos e a ortodontista decidiu colocar essa grade lingual fixa. Uma amiga que é dentista me disse que é muito perigoso usar fixo nas crianças, porque ao retirar a grade fixa vem junto o dente de leite. Isso é verdade? Estou muito nervosa e preocupada… Obrigada.
Respondendo à pergunta-título: a grade palatina serve para impedir que a pessoa empurre os dentes da frente com a língua e/ou que introduza o dedo na boca para chupar. E, interrompendo esses maus hábitos, a mordida aberta anterior se resolve, muitas vezes até sem a necessidade de se usar aparelho fixo depois (depende do caso, claro).
Li e entendi o processo de fechamento da mordida aberta por questão da projeção da língua, mas se a pessoa não se conscientizar e não trabalhar a musculatura da língua, a mesma quando retirar a grade não voltará a empurrar os dentes ? Não seria necessário trabalhar a musculatura da língua ?
Gis, como a ideia da grade é limitar a movimentação da língua, realmente: é difícil de beijar usando a grade. Qual a sua idade? Converse com o seu dentista pra ele reavaliar, ver se o aparelho está bem ajustado. Outra possibilidade é o uso da grade removível, porém aí o tratamento fica altamente dependente da colaboração do paciente.
Manoel, a função da grade é remover o hábito de chupar o dedo. Se sua filha interromper esse hábito, a mordida dela deve se fechar de forma espontânea, o que é ótimo. O hábito de chupar o dedo é muito pior do que o de chupar chupeta, por exemplo, porque da chupeta a gente se livra, esconde… mas como esconder o dedo da criança? Por isso mesmo é que se toma essa medida drástica do uso da grade. O tempo de uso varia e está ligado diretamente à interrupção do hábito. A fono, nesse caso, não visa corrigir problema de fala, mas a interposição da língua “empurrando” os dentes. Na idade dela, 7 anos, não dá pra usar aparelho fixo com bráquetes ainda, o ideal seria aguardar até os dentes permanentes nascerem, o que ocorre lá pelos 12 anos. Mas, se ela parar de chupar o dedo já, um possível tratamento ortodôntico com aparelho fixo no futuro será muito mais rápido e fácil.
Doutora… quando um dr. diagnostica q tem q tem q fazer cirurgia pra alinhar o maxiliar… enfim… eh passivel de uma segunda opiniao de outro medico ser contraria a primeira informacao? Um diz q é pra fazer… outro pode ser contraria?
Maah, o uso da grade atrapalha, sim, pra beijar… porque ela fica “bem no meio do caminho”, né?! Mas não vai machucar você ou seu parceiro, nada assim. Vocês apenas terão que ser mais “criativos”. Enfim: dá pra beijar, sim, mesmo que incomode um pouco.
Jhonny, é que com a grade removível o sucesso do tratamento depende MUITO de que o paciente use a grade. Como você já percebeu, a grade é chata, incomoda, às vezes até machuca… então a tendência, quando ela é removível, é que a pessoa não use de forma contínua (tipo, tira pra comer e só lembra que tinha que ter recolocado na próxima refeição… ;)). Mas aí é uma questão de comprometimento: converse com a sua dentista sobre a possibilidade de trocar a grade fixa por uma removível.
Pelo que entendi, sua dentista instalou o aparelho fixo e a grade palatina, certo? Ao meu ver, ao instalar o aparelho ela realizou um procedimento que conta como uma manutenção (ou uma restauração, uma limpeza, enfim, um trabalho na sua boca). Portanto, ela não cobrou o aparelho em si de você, mas a instalação dele. Eu procedo da mesma forma com os meus pacientes, pois a instalação do aparelho é um procedimento que toma tempo, onde são usados materiais, etc.. Quanto à grade, ela costuma ser confeccionada num laboratório de prótese, tendo portanto um custo. Em resumo: acho justo que você pague pela instalação do aparelho, pela remoção dele e pela grade, mesmo que você não continue com o tratamento ortodôntico… pois sua decisão e posterior desistência gerou uma série de custos e a utilização de tempo clínico (atendimento) da sua dentista.
Gabriel, não sei se dá pra “acelerar”… é uma questão de adaptação e treino, porque a língua assume nova posição com o uso da grade lingual. Um fonoaudiólogo poderia ajudar você.
Ana, pode haver necessidade, sim. Mas não tenho como opinar com propriedade apenas com base no seu relato. Agora, não vejo como fechar a mordida aberta instalando o aparelho só na parte de cima (a não ser que eu não tenha entendido nem a situação).
Foi na consulta e não entendeu nada (ou quase nada) do que seu Dentista te disse? Separamos alguns termos bem legais para que você domine o “Vocabulário de Dentista”.
Obrigada pelo testemunho, Carla. Certamente seu relato será útil pra que outros leitores vejam que a grade é chata, mas funciona e vale o “sofrimento”. Abraço e que dê tudo certo no restante do seu tratamento. 🙂
Ola!! Minha filha de 4 anos esta com a mordida aberta devido chupar dedo, e a fono pediu avaliação de um dentista para ver o que poderia ser feito, ja tentei tirar esse habito, mas nao consegui e a solução é a grade fixa, ela é mto novinha ainda e um pouco nervosa, mas creio que nao ha outra solução, afinal a fala ja esta prejudica, ela nao fecha a boca…
Leilane, sim, existe a versão removível da grade lingual. Mas mesmo assim, ela deve ser usada de forma contínua, pois a ideia é reposicionar a sua língua. No seu caso, em que há dificuldade de uso da grade, sugiro fortemente o acompanhamento de um fonoaudiólogo.
Esse tipo de aparelho é uma solução auxiliar para o tratamento de problemas específicos causados pelo estreitamento do palato. Conhecido popularmente como “aparelho do céu da boca”, ele pode ser fixo, chamado de Hyrax, ou móvel.
Entre 4 a 12 meses, os resultados já podem ser obtidos, com dentes alinhados e uma mordida ideal para cada paciente.
Normalmente, a mordida fecha entre 6 e 12 meses”. Se o hábito for uma dependência emocional, a criança, logo que colocar o aparelho, vai substituir por outro, como fazer xixi na cama ou irritação. Nesses casos o dentista pode indicar a ajuda de uma terapia psicológica.
Portanto, os passos para montagem se dividem em limpeza, aplicação e retirada do ácido fosfórico, aplicação do material adesivo e sua polimerização, colagem de bráquetes, remoção de excessos da resina e a instalação do fio, ligas e elásticos.
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.
O tratamento para endireitar os dentes passa, normalmente, pelo tratamento ortodôntico, através da colocação de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário que é usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes. As forças exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta.
O uso do aparelho dentário é muito comum para corrigir o problema de dentes grandes. Em alguns casos, é preciso que o dentista extraia alguns para que haja espaço na arcada, a fim de todos os dentes se encaixarem e ficarem alinhados. A vantagem do aparelho é que há diversos modelos disponíveis no mercado.
Gengivoplastia. O dentista remove ou adequa o tecido gengival que não está envolvido com o suporte do dente. É considerado um tratamento apenas estético e, geralmente, o paciente que o realiza não tem periodontite ou outra doença bucal que altere a gengiva. O procedimento pode levar de 15 a 20 minutos.
Como corrigir o problema com 4 tratamentos?