2 Alguns contos populares trazem histórias que, no passado, tentaram explicar fatos ou fenômenos não compreendidos pelas pessoas. Que fato ou fenômeno o conto “O jabuti e a fruta” tentou explicar? O conto tentou explicar a razão de o casco do jabuti parecer formado por remendos, por pedaços colados.
“Ofereça uma refeição ao dia, com frutas, legumes, queijo branco e verduras, especialmente as verde-escuras.” Uma vez por semana, carne moída misturada com suplemento de cálcio deve entrar no cardápio. Se preferir, compre rações específicas. Os jabutis são dóceis, convivem bem com crianças e outros animais.
Resposta. Resposta: Moral: Ninguém pode querer ser mais que os outros!
Os personagens principais do conto O Jabuti e a Fruta na verdade são apenas um, o próprio Jabuti, sendo que a fruta não poderia ser considerada outro personagem. No final do conto o Jabuti consegue acesso às frutas ela e passa a distribuí-las para os outros bichos.
Verificado por especialistas As expressões usadas nessa frase que são muito comuns na língua falada são: "aí", "seu" e "não é que". A expressão "aí" é muito usada na fala para chamar o interlocutor. A expressão "não é que" é apenas uma expressão expletiva, ou seja, usada para dar destaque a alguma ideia do texto.
O espaço de um conto é, em linhas gerais, o cenário no qual as personagens executam e sofrem as ações que compõem o enredo.
O espaço é a caracterização do ambiente ou cenário no qual a história acontece: Espaço Físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem. Espaço Social: é constituído pelo ambiente social, representado pelas personagens figurantes.
O local onde todo o poema acontece desde o inicio até o fim do poema,é o espaço de um poema.
Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico.
O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)
O espaço é um elemento muito importante para a narrativa, justamente por construir de fato a história. ... O espaço também serve para construir um “plano de fundo” para a história acontecer. Em muitas narrativas o espaço pode ser dividido entre real e psicológico, assim como acontece com o elemento tempo.
Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.
Conheça todas suas características e como utilizá-los em seus textos narrativos. Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.
Elementos da narrativa
As narrativas digitais possuem alguns elementos estruturais, como enredo, narrador, personagens, espaço, tempo.
Resposta. Resposta: Narrador, enredo, personagens, tempo e espaço.
A narrativa digital envolve o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências com as linguagens das tecnologias digitais de informação e comunicação.
A narrativa digital, também conhecida por digital storytelling, define-se como sendo uma ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares (histórias). Esta ferramenta é bastante poderosa, interativa e muitas vezes presente em formato atraente e emocionalmente envolvente.
Uma narrativa digital é constituída por duas ordens de elementos que se articulam de maneira harmoniosa e complementar: um conjunto de imagens fixas (fotos, grafismos) – banda visual. um conjunto de sons (palavras, música, ruídos, silêncio) – banda sonora.
O processo de criação da narrativa digital iniciou pela escrita da estória para após montar a sequência cronológica dos fatos e criação dos personagens. Após, foi executada a implementação da estória com a utilização da ferramenta Scratch 2.
Explicação: As tecnologias digitais da informação e comunicação trouxeram grandes mudanças na sociedade e no mercado. Pode-se dizer que estamos a viver a maior revolução da informação na história da humanidade. Mais de 50% da população mundial está online todos os dias.
As narrativas digitais trazem, além do discurso escrito de seu autor, outros elementos (típicos da linguagem das TDIC) capazes de colocá-lo no mundo e ajudá-lo a contar suas histórias. Por isso, estão repletas da presença e da subjetividade de quem as produz.
Assim, as narrativas digitais são acontecimentos que ocorrem no meio digital, muitas vezes são documentadas e compartilhadas por meio da internet, que é um meio de difusão de informações bastante eficiente .
O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos. Precisamente, mudou a maneira como vivemos, iniciando um novo tipo de cultura, chamada de cultura digital. A transformação digital mudou diversos contextos da sociedade — educacionais, financeiros, organizacionais, entre outros.
A cultura digital é uma das 10 competências gerais presentes na BNCC a serem desenvolvidas na educação básica. Ela justifica o papel essencial da tecnologia para o ser humano e estabelece que o estudante precisa ter domínio do universo digital.
A cultura digital influencia o nosso comportamento, transforma nossas experiências com o mundo, hoje nós somos uma sociedade em rede (a famosa hiperconexão). ... Basicamente, a cultura digital nos permite empoderar pessoas e suas ideias.
Desde de o seu surgimento a tecnologia vem impactando diretamente na sociedade com seus muitos benefícios, conseguiu mudar o comportamento da sociedade como todo. ... Com isso, a tecnologia influencia na acessibilidade do dia-a-dia do seu usuário tornando o acesso a informação simples e rápido.