O Comitê de Pronunciamentos Contábeis é o órgão responsável pela convergência internacional de normas contábeis. Neste artigo, você vai conhecer o chamado CPC-01, pronunciamento técnico que trata do registro contábil dos ativos de uma empresa. ...
58 A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo tenha sido reavaliado.
Os testes dos valores recuperáveis de ativos também denominados impairment, nada mais são que o reconhecimento das reduções nos valores de ativos a serem considerados nas demonstrações contábeis das empresas. ... Nesses casos o ativo também deve ser reconhecido com o seu valor de mercado.
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC01 Redução ao Valor Recuperável de Ativos é definir procedimentos visando a assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda.
TESTE DE IMPAIRMENT. Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. É uma regra segunda a qual a companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível (§ 3 do art. 183 da Lei 6.
Em que momento se deve aplicar a depreciação do bem? O teste de impairment ou teste de recuperabilidade (imparidade) deve ser realizado quando a empresa precisa verificar a possível redução no valor recuperável dos seus ativos de longa duração para ajustar seu Balanço Patrimonial.
A primeira é mensurando o valor que poderia ser obtido pelo ativo ao vendê-lo. A outra é calculando o quanto a empresa conseguiria produzir e lucrar ao continuar utilizando-o. Este último é justamente o valor em uso, ou seja, o quanto a empresa ganharia ao continuar utilizando o bem em questão.
O valor em uso é o valor presente de fluxos de caixas futuros esperados de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa.
Definição de valor justo Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
Em termos contábeis, o denominado “valor contábil” é o montante pelo qual um determinado ativo ou passivo está reconhecido no balanço. Este montante também é conhecido como “valor residual”. ... ATIVO IMOBILIZADO. BAIXA DE BENS OU DIREITOS.
Para se definir o valor contábil de um ativo ou passivo, deve-se considerar o valor original de compra e subtrair o seu valor de depreciação, amortização ou exaustão acumulada.