Max Bill definiu a arte concreta da seguinte maneira: "a pintura concreta elimina toda e qualquer representação naturalista; serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da pintura, a cor e a forma da superfície. Sua essência é, assim, a completa emancipação de todo modelo natural; criação pura."
O concretismo brasileiro teve como principais representantes, na poesia, Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além de Ferreira Gullar, que rompeu com o movimento posteriormente. No campo das artes plásticas, os principais representantes do concretismo no Brasil foram Lygia Clarck e Hélio Oiticica.
A arte concreta do Brasil enfatiza a articulação entre dois dos movimentos artísticos mais enriquecidos do Brasil, o concretismo e o neoconcretismo.
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
Sem implicar uma arte figurativa, a arte concreta nasce também como oposição à arte abstrata, que pode trazer vestígios simbólicos por causa de sua origem na abstração da representação do mundo. Linha, ponto, cor e plano não figuram nada e são o que há de mais concreto numa pintura.
Para ele, a arte concreta era qualquer tipo de arte abstrata que não contasse com elementos figurativos e referências simbólicas. Em outras palavras, essa corrente artística nasceu com a proposta de romper com o simbolismo e promover uma arte que expressasse a mais profunda clareza.
Leia os versos em voz alta durante a redação.