Squamata ou escamados são um grupo de répteis que, como o próprio nome indica, apresentam o corpo recoberto por escamas. Nesse grupo estão incluídas as serpentes e os lagartos. As serpentes são animais muito temidos, principalmente pelo fato de que algumas espécies apresentam venenos poderosos e até mesmo letais.
Escamas são estruturas em forma de placa achatada, que se dispõe no tegumento como uma armadura protetora. Estão presentes em peixes, répteis e aves. Peixes cartilaginosos (cações, tubarões e raias) possuem escamas placoides semelhantes, em origem e estrutura, a um dente.
A autotomia (do grego: autos = "a si mesmo" e tomos = "cortar") é a capacidade de autoamputação voluntária presente em algumas espécies que permite liberar partes da cauda como uma tentativa de antipredação. Ela está presente em muitas espécies de lagartos, alguns vermes, salamandras e aranhas.
Répteis
10 animais com pele incrível
Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.
Significado de Paquiderme substantivo masculino [Zoologia] Característica animal que tem a pele espessa (elefante, rinoceronte, hipopótamo).