Várias aminas simpaticomiméticas podem ser utilizadas para aumentar a força de contração do coração, sendo que alguns fármacos apresentam desvantagens. A noradrenalina intensifica a vasoconstrição periférica e a adrenalina aumenta a frequência, podendo predispor o coração a arritmias perigosas.
Diluição: Padrão: Norepinefrina 2 ampolas (8 ml) + SG 5% 242 ml = solução 32 mcg/ml. Concentrada: Norepinefrina 4 ampolas (16 ml) + SG 5% 234 ml = solução 64 mcg/ml. Conc. 2X: Norepinefrina 8 ampolas (32 ml) + SG 5% 218 ml = solução 128 mcg/ml.
Tipos de cálculo de gotejamento Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.
Infusão contínua: administração do medicamento em intervalo de tempo superior a 60 minutos sem interrupção; Infusão intermitente: administração do medicamento em tempo superior a 60 minutos, porém não contínuo (exemplo: IV em 2horas /1x/dia).
A taxa de infusão precisa ser 5ml/kg/h, então 5kgx5ml=25ml em 3600seg (25/3600), então em 1 seg será administrado 0,007 ml; se 60 gotas equiv. a 1ml, então 0,007ml=0,4 gotas/seg, para 1 min é só multiplicar 0,4 x 60 seg= 25 gotas/min.
Velocidade de infusão de glicose (VIG): para calcular a VIG, deve-se considerar a relação entre a quantidade de carboidrato estimada (em miligramas) e o peso do paciente (em kg) em um período de 24 horas de infusão.
Recém-nascido a termo: 50-65 ml/kg no primeiro dia; 60-80 ml/kg no segundo dia; 80-100 ml/kg até um mês; 100-150 ml/kg de um aos doze meses(6). A partir do primeiro ano: até 10 kg - 100 ml/kg; de 10 a 20 kg - 1000 ml + 50 ml/kg de peso excedentes aos 10 kg; acima de 20 kg - 1500 ml + 20 ml/kg excedentes a 20 kg(2).
53mcgt/min=53ml/h
Hidratação basal – o paciente não pode ingerir via oral ou a ingestão é insuficiente.
1)Iniciar administração de fase rápida de hidratação intravenosa na UBS: Dê 100 ml/kg de Ringer Lactato ou Soro Fisiológico: Primeiro: 30 ml/kg em 30 min; Depois: 70 ml/kg em 2h30min. Obs.: Se o paciente pode beber, administre SRO enquanto se instala o soro venoso.
A terapia de hidratação venosa tem como objetivo manter ou restaurar o volume e a composição normal dos líqui- dos corporais. O diagnóstico da desidrata- ção com ou sem distúrbio de sódio e seus respectivos tratamentos são abordados neste tema.
Hidratação: 7 maneiras de se hidratar além de beber água
Alguns vegetais e frutas que mais hidratam, conforme percentual de água são: pepino, alface romana, aipo, rabanete, abobrinha, tomate, couve-flor, espinafre, brócolis, cenoura, brotos, carambola, melancia, morango, abacaxi, mirtilo, kiwi, maçã, pera e uva.
É possível tratar a desidratação leve a moderada das seguintes maneiras:
Água: A melhor maneira de hidratar o corpo é com a água. Só a água realiza tarefas e funções em nossas células que outros líquidos não são capazes de fazer. É de vital importante para a nossa saúde, pois mantêm o organismo em equilíbrio.
Água de coco, sucos de frutas, chás, gelatina, sopas e caldos, além de água mineral, também são alternativas indicadas para a reposição de líquidos e eletrólitos, e ainda funcionam como calmante para o intestino.
O ideal é que o hidratante seja sempre aplicado em movimentos de baixo para cima. Você pode variar a força dos movimentos: mais leves dos tornozelos aos joelhos e aumentar a intensidade nas coxas em direção às virilhas.
Saiba mais! Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.