Foco tricúspide, localizado no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide. Foco pulmonar, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal esquerdo, junto à borda esternal. Foco aórtico, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal direito, junto à borda esternal.
Para contar os espaços intercostais recomenda-se que se afaste do esterno, dado que nessa região as costelas ficam muito próximas, dificultando a localização dos espaços intercostais.
O espaço intercostal é o espaço existente entre duas costelas. Como existem 12 costelas de cada lado do tórax, existem 11 espaços intercostais.
AVALIAÇÃO DO FRÊMITO TÓRACO-VOCAL (FTV) Conceito: é o exame das vibrações percebidas pela mão do examinador, encostada na parede torácica, quando o paciente emite algum som. Procedimento: Antes e após examinar um paciente lave as mãos. O examinador deve se colocar atrás do paciente.
A) Tipo Respiratório: Torácico ou Costal: movimentação mais proeminente da porção superior do tórax causada pela maior atividade dos músculos intercostais. Abdominal ou Diafragmática: movimentação maior da porção inferior do tórax causada pela ampla expansão do diafragma.
As principais articulações torácicas incluem os discos intervertebrais e as articulações costovertebrais, esternocostais, esternoclaviculares, costocondrais e intercondrais.
Anatomia do tórax e os órgãos que o compõem
Em anatomia, o tórax é a parte superior (ou anterior) do tronco de muitos animais, situado entre a cabeça e o abdómen. Nos vertebrados, o tórax estende-se da base do pescoço até ao diafragma.
Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo. Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo. Quadril: Você deve medir logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril (Geralmente fica cerca de 20 cm abaixo da cintura).
O tórax está localizado na parte superior do tronco humano e seu esqueleto forma a caixa torácica, uma cavidade de extrema importância, pois funciona como uma armadura, protegendo o coração e os pulmões.
Em muitos vertebrados, o abdómen ou abdômen, abdome, vulgarmente designado de barriga, é uma parte do corpo situada entre o tórax e a pelve. No seu interior encontra-se a cavidade abdominal, que contém a maior parte das vísceras. Nos artrópodes é a secção mais distal do corpo, situando-se após o tórax ou cefalotórax.
O abdômen (abdome/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax.
O tórax e o abdome são separados internamente pelo músculo respiratório diafragma. ... Em humanos, o diafragma insere-se anteriormente no esterno e nas costelas e posteriormente na coluna.
Em geral, as causas mais comuns das dores torácicas são: Doenças na região das costelas, cartilagem das costelas, músculos peitorais (dor musculoesquelética das paredes do tórax) ou dos nervos localizados no tórax; Lesões musculares; Inflamação da membrana que envolve os pulmões (pleurite);
A caixa torácica é um componente importante da parede torácica e protege a maioria das estruturas do sistema respiratório. Ela forma a estrutura óssea da respiração.
Costocondrite. Algumas vezes a dor no meio do peito acontece devido à inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso que está no meio do peito e que se chama esterno. Dessa forma, é comum que a dor fique mais forte quando se aperta o peito ou quando se está deitado de barriga para baixo, por exemplo.
Outros sintomas que podem acompanhar a dor são:
A dor no meio do tórax e nas costas podem indicar doenças no esôfago, coração, aorta, coluna ou serem dores musculares. A dor é um sintoma frequente e que não deve ser menosprezado.
A Costocondrite trata-se de uma inflamação nas cartilagens que unem as costelas ao osso esterno, que está localizado no meio do peito e é encarregado de suportar a costela e a clavícula. Pacientes que sofrem com essa condição sentem dores no peito que assemelham-se a um ataque cardíaco.
Osteocondrite é o nome que se dá para as inflamações conjuntas de osso e cartilagem. Já você ouviu falar de osteocondrite nas costelas? Esta é uma condição não tanto conhecida, mas que pode ser facilmente tratada se diagnosticada corretamente.
O diagnóstico da costocondrite é feito a partir dos sintomas e doenças anteriores do paciente, exame físico e exames radiológicos que descartam outras causas de dor no peito, como eletrocardiograma, raio X de tórax, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Dor torácica é a sensação de dor ou desconforto , localizada na região anterior do tórax. Frente a um sintoma de dor, devemos definir os seguintes aspectos: localização, irradiação, característica, duração, fatores precipitantes, fatores que melhoram e pioram a dor e, ainda, os sintomas associados.
Angina do peito ou infarto A dificuldade na irrigação sanguínea altera o funcionamento do coração, provocando uma dor no centro do peito que, na maioria dos casos, é descrita como um aperto, uma pressão, um desconforto, um ardor ou uma sensação de choque.
A sensação de "entalo" pode estar relacionada a doença do refluxo ou a algum distúrbio motor do esôfago. No entanto necessitamos de exames mais específicos para o refluxo como a Esofagomanometria com pHmetria, ou outros. Procure um Gastroenterologista.
Dores no peito e até falta de ar. Muitas vezes associados ao infarto, estes sintomas podem ser causados pelo excesso de gases no organismo.