Esse tipo de movimento ocorre quando um corpo é lançado na direção vertical e para cima. O movimento descrito pelo projétil é retardado pela aceleração da gravidade até que ele atinja a sua altura máxima. Após essa altura, o movimento passa a ser descrito como uma queda livre.
A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo. Um tijolo cai de um edifício em construção e chega ao solo com uma velocidade de 30 m/s. Calcule a altura do edifício e o tempo de queda do tijolo. Considere g = 10 m/s.
Resposta. 26)a)R:Quando um corpo está em queda livre a sua velocidade tende em aumentar devido a força gravitacional que o atrai para baixo.
A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão.
40 m/s
Resposta. Na verdade, nesse caso, a aceleração dos dois objetos é igual, pois como está em queda livre, a = g e não depende da massa deles.
Para se calcular o tempo de subida de um objeto, usa-se a equação das velocidades do movimento uniformemente variado.
Desprezada a resistência do ar, os fatores são a gravidade local e a altura da qual o objeto cai. Na queda livre o corpo parte do repouso e a variação da posição é igual a variação da altura do objeto.
O tempo de queda não depende das características dos objetos, mas apenas da altura da qual são lançados e do valor da aceleração da gravidade.
Resposta. A massa não interfere no tempo de queda e sim a força gravitacional da Terra que é sempre 10m/s². Todos os objectos em queda livre, próximo da superfície da Terra e não sujeito à resistência do ar, caem com a mesma aceleração porque o valor de g não depende da massa do grave.
Queda livre é um movimento vertical que consiste na queda dos corpos sem o efeito da força de atrito.
Resposta. Porque a velocidade varia em mesmo módulo no mesmo intervalo de tempo.
Ao final da queda, observou-se que a pena e o martelo chegaram ao solo no mesmo instante, diferentemente do que ocorreria na Terra. Isso ocorre porque, na superfície lunar, podemos desprezar a resistência do ar.
Resposta. A queda livre e um movimento uniforme variado devido a aceleraçao constante e igual 9,8 m/s²(ao nivel do mar ) chama-se aceleraçao gravitacional .
Quando um corpo tem maior massa gravitacional, ele é puxado pela Terra com maior força. Porém, como ele também tem maior massa inercial, ele tem maior resistência a ter seu estado de movimento alterado. ... Desta forma, somos capazes de entender o porquê de corpos com diferentes massas caírem no mesmo intervalo de tempo!
Fórmulas
(UFSC) Quanto ao movimento de um corpo lançado verticalmente para cima e submetido somente à ação da gravidade, é correto afirmar que: ... A aceleração do corpo é maior na descida do que na subida. 16. Para um dado ponto na trajetória, a velocidade tem os mesmos valores, em módulo, na subida e na descida.
Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura (como a menina soltando a bolinha).
Resposta. Opção I - quando o objeto é abandonado, ele tem a sua aceleração negativa quando é lançado para cima. Se for lançado para baixo, a sua aceleração é positiva.
A lei da gravitação universal de Newton determina que a força de atração gravitacional é diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa os dois corpos.
A força de atração gravitacional entre as duas massas equivale a 6,7. 10⁻⁷ Newtons. A Lei da Gravitação Universal de Newton trata da relação existente entre a força de atração entre os corpos, a massa dos mesmos e a distância existente entre os seus centros de gravidade.
Lei da Gravitação Universal de Newton: "Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade." d=distância entre os centros de gravidade dos corpos.
“A força de atração entre cargas elétricas é proporcional ao produto de suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.”
A força gravitacional entre a Terra e a Lua é cerca de 2,0 x 1020 N. Já a força gravitacional entre o Sol e a Lua é aproximadamente 4,4 x 10 20 N. Portanto ForçaSol-Lua = 2,2 x ForçaTerra-Lua.
Calcule a força de atração gravitacional entre duas massas de 500 kg distantes 5 m uma da outra. G = 6,67.